1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Memória DDR5 quebra nova barreira: overclocker alemão atinge os 13.010 MT/s
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Memória DDR5 quebra nova barreira: overclocker alemão atinge os 13.010 MT/s em Dom 19 Out 2025 - 17:58

DJPRMF

DDR memória de computador

A corrida pelo overclock de memória RAM DDR5 atingiu um novo e impressionante patamar. A barreira das 13.000 megatransferências por segundo (MT/s) foi oficialmente superada, elevando a fasquia na competição mundial por desempenho de memória.

O feito pertence ao overclocker alemão "Sergmann", cujo resultado foi agora validado oficialmente pela plataforma Hwbot, colocando-o no topo do ranking. O especialista conseguiu levar um único módulo de memória a atingir a incrível frequência de 6.504,9 MHz, o que se traduz na marca de 13.010 MT/s.

Curiosamente, este marco surge semanas após um resultado ligeiramente superior ter aparecido na internet, da autoria do overclocker "Salty Croissant", que atingiu 13.020 MT/s. No entanto, como essa marca não foi submetida ou validada pela Hwbot, o feito de Sergmann permanece como o recorde oficial.

O hardware por detrás do recorde

Para alcançar este resultado estratosférico, Sergmann recorreu a uma configuração de hardware de topo, meticulosamente escolhida para extrair o máximo desempenho. A máquina incluía:

  • Um módulo de memória RAM Corsair Vengeance de 24 GB com uma velocidade base de 8000 MT/s.

  • Uma motherboard Gigabyte Z890 Aorus Tachyon Ice.

  • Um processador Intel Core Ultra 9 285K.

  • Uma fonte de alimentação Seasonic de 1600W.

Azoto líquido e um processador limitado: o segredo para a estabilidade

Atingir estas velocidades não se resume apenas a ter os componentes certos; exige técnicas extremas. Para manter as temperaturas sob controlo, foi utilizado azoto líquido para o arrefecimento.

Além disso, para garantir a máxima estabilidade de voltagem no controlador de memória, o processador foi limitado a uma configuração de apenas 2+2 núcleos. A memória foi configurada com as latências CL68-127-127-127-2, valores muito elevados que são necessários para atingir estas frequências extremas.

Um feito para os livros, não para o dia a dia

Segundo a notícia avançada pelo Techspot, este marco, embora impressionante, é impraticável para o utilizador comum. A configuração é demasiado específica e a procura energética é excessiva para ser usada num computador doméstico, seja para trabalho ou para jogos.

Este tipo de recorde serve para demonstrar o potencial máximo da tecnologia e até onde os componentes podem ser levados em condições ideais. Resta agora aguardar para ver quanto tempo este recorde irá durar e quem será o próximo a desafiar os limites da tecnologia DDR5.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech