1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Alerta CISA: Falha grave no Windows já está a ser ativamente explorada por hackers
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Alerta CISA: Falha grave no Windows já está a ser ativamente explorada por hackers em Seg 20 Out 2025 - 18:27

DJPRMF

Windows logo

A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas (CISA) dos EUA emitiu um alerta urgente sobre uma vulnerabilidade de alta gravidade no Windows, que já está a ser ativamente explorada por hackers. A falha, identificada como CVE-2025-33073, permite a um atacante obter privilégios de SYSTEM, o nível mais elevado de acesso num sistema, representando um risco significativo para utilizadores e empresas.

A vulnerabilidade afeta uma vasta gama de sistemas operativos da Microsoft, incluindo todas as versões do Windows Server, Windows 10 e Windows 11 até à versão 24H2. A empresa corrigiu a falha durante o Patch Tuesday de junho de 2025, revelando que se trata de uma fraqueza no controlo de acesso que possibilita a elevação de privilégios através da rede.

Como funciona o ataque

Para explorar esta falha, um atacante precisa de convencer a vítima a ligar-se a um servidor malicioso controlado por si, utilizando, por exemplo, o protocolo SMB. Uma vez estabelecida a ligação, o servidor malicioso pode comprometer o protocolo e executar um script especialmente criado para forçar a máquina da vítima a autenticar-se no sistema do atacante. Este processo resulta na obtenção de privilégios elevados, dando ao hacker controlo sobre o sistema.

Na altura do lançamento da correção, um aviso de segurança indicava que a informação sobre o bug já era publicamente acessível. No entanto, a Microsoft ainda não reconheceu publicamente as alegações da CISA de que a vulnerabilidade está a ser ativamente explorada.

Atualização é urgente para todos

A CISA adicionou a falha ao seu Catálogo de Vulnerabilidades Exploradas Conhecidas (KEV), obrigando as agências federais norte-americanas a proteger os seus sistemas até ao dia 10 de novembro. Embora a diretiva se aplique apenas a entidades governamentais dos EUA, a agência de cibersegurança incentiva vivamente todas as organizações, incluindo as do setor privado, a garantir que esta vulnerabilidade seja corrigida o mais rapidamente possível.

"Estes tipos de vulnerabilidades são vetores de ataque frequentes para atores maliciosos e representam riscos significativos", alertou a CISA. A descoberta da falha foi atribuída a múltiplos investigadores de segurança de empresas como CrowdStrike, Synacktiv, SySS GmbH, Google Project Zero e RedTeam Pentesting GmbH.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech