1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » iPhone Air é um fracasso? Apple corta produção do smartphone ultrafino
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

iPhone Air é um fracasso? Apple corta produção do smartphone ultrafino em Dom 26 Out 2025 - 16:15

DJPRMF

Apple iPhone

A aposta da Apple num smartphone ultrafino parece não estar a correr como esperado. De acordo com analistas e fontes da indústria, a fraca procura pelo iPhone Air terá forçado a empresa a reduzir drasticamente os seus planos de produção.

Produção em queda livre

Fontes da indústria revelam um cenário preocupante para o mais recente modelo da Apple. De acordo com o Nikkei Asia, as encomendas de produção para o iPhone Air foram cortadas a níveis próximos do "fim de produção". A Mizuho Securities, uma empresa japonesa de análise de mercado, também já reviu em baixa as suas previsões de vendas para o smartphone devido à fraca adesão dos consumidores, segundo o The Elec.

A perspetiva é partilhada pelo conceituado analista Ming-Chi Kuo, que numa publicação na rede social X, referiu que os fornecedores estão a reduzir a sua capacidade em até 80%, tendo já iniciado o processo de abrandamento da produção e fornecimento de componentes.

Curiosamente, este cenário contrasta com as notícias iniciais que surgiram após o lançamento. Pouco depois de uma visita de Tim Cook à China, o South China Morning Post noticiou que o iPhone Air tinha esgotado no país. Analistas da Counterpoint Research também indicaram que o modelo Air estava a vender mais do que o iPhone 16 Plus, o modelo que substituiu em 2025, embora alertassem que se manteria um produto de nicho, pelo menos numa fase inicial.

Um design impressionante com demasiados sacrifícios

O iPhone Air, com os seus 5,5 mm de espessura, obrigou os engenheiros da Apple a fazer sacrifícios significativos. O dispositivo conta com apenas uma câmara traseira e uma bateria de menor capacidade, o que levou a Apple a lançar uma bateria MagSafe externa dedicada.

Contudo, os compromissos não se ficam por aqui. O modelo base do iPhone 17, que custa centenas de euros a menos, oferece um conjunto de características mais equilibrado. Quando comparado com alternativas Android como o OnePlus 13, que ainda assim são mais económicos, as ausências no iPhone Air tornam-se difíceis de justificar perante um preço a rondar os mil euros.

A experiência de utilização parece refletir estes problemas. Apesar de ser um equipamento impressionante ao toque, com o potente processador A19 Pro no seu interior, o aquecimento é um problema notório. Em sessões de jogo mais longas ou durante a gravação de vídeo de alta resolução, o iPhone aquece e reduz o brilho do ecrã para compensar a subida da temperatura.

Outras limitações incluem uma porta USB-C mais lenta (USB 2.0), altifalantes com qualidade inferior e um feedback háptico que não está ao nível dos seus irmãos de gama. A câmara única, apesar do marketing da Apple, não consegue oferecer a versatilidade de uma lente ultra grande angular ou teleobjetiva dedicada. Para um utilizador casual, pode ser um smartphone suficiente, mas quem procura o melhor valor pelo seu investimento, provavelmente deverá procurar outras opções.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech