1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Jeff Bezos revela plano da Blue Origin: levar fábricas e centros de dados para o espaço
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Jeff Bezos revela plano da Blue Origin: levar fábricas e centros de dados para o espaço em Sex 7 Nov 2025 - 9:28

DJPRMF

satélite no espaço

Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da Blue Origin, detalhou esta quinta-feira a sua visão para o futuro da indústria pesada: movê-la para fora da Terra. Durante o America Business Forum (ABF), em Miami, Bezos defendeu que a construção de fábricas e, crucialmente, de centros de dados no espaço é o próximo passo lógico.

A energia solar e a proteção da Terra como justificação

O empresário justificou esta ambição com dois argumentos principais. Primeiro, a eficiência energética. "Já colocámos um monte de comunicações no espaço. Podemos começar a construir fábricas no espaço, podemos começar a construir centros de dados no espaço", afirmou Bezos. Segundo ele, no espaço é possível obter oito vezes mais energia solar por cada unidade de área, o que tornaria os centros de dados "muito eficientes".

O segundo argumento é a preservação ambiental. Bezos descreveu o planeta como "tão bonito e incomum" que deve ser protegido. "Temos energia e recursos materiais ilimitados no espaço... Não há plano B", argumentou, sugerindo que, a longo prazo, os recursos virão da Lua e de asteroides.

O 'New Glenn' e a corrida espacial privada

Bezos, que fundou a Blue Origin em 2000, confirmou que esta é uma das áreas em que a empresa está a trabalhar. No entanto, admitiu que o caminho não é linear: "Tecnicamente funciona, mas há um monte de mistérios sobre isso... Não sei quais serão os custos de lançamento".

Ainda assim, a Blue Origin prepara-se para demonstrar a sua capacidade já este domingo. Bezos mostrou-se "muito entusiasmado" com o segundo lançamento do veículo 'New Glenn'. O foguetão levará duas naves da missão ESCAPADE da NASA até à órbita de Marte, com o objetivo de estudar o campo magnético do planeta vermelho.

Estas movimentações refletem a intensa competição espacial. A NASA, por exemplo, planeia construir um reator nuclear na Lua até 2030, numa "corrida" tecnológica que mantém com a China.

Bezos defende a IA apesar dos cortes na Amazon

Durante o fórum, Bezos também abordou o tema da inteligência artificial (IA), defendendo os investimentos na área. "É tão bom como dizem... os fundamentos... são muito poderosos e terão impactos em todas as indústrias", afirmou.

Esta defesa surge num momento em que a Amazon, o segundo maior empregador dos EUA, anunciou recentemente cortes de 14.000 postos de trabalho corporativos para reduzir a burocracia. Além disso, um artigo do The New York Times indicou que a automação nos armazéns poderia reduzir 600.000 contratações. A Amazon, no entanto, clarificou que os robôs se destinam a auxiliar os funcionários nas suas tarefas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech