1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » "Não roubarias um carro": O mistério do anúncio anti-pirataria mais famoso da internet foi resolvido
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

"Não roubarias um carro": O mistério do anúncio anti-pirataria mais famoso da internet foi resolvido em Ter 11 Nov 2025 - 14:49

DJPRMF

You Wouldn’t Steal a Car

Se cresceu nos anos 90 ou no início dos anos 2000 e via DVDs, é quase impossível que não se lembre do famoso anúncio "A Pirataria é um Crime". Sim, aquele que começava com a frase "Não roubarias um carro" e rapidamente escalava, comparando o download de ficheiros ao roubo de malas, televisores e, claro, automóveis.

Esse anúncio, com a sua montagem dramática e música sinistra, ficou gravado na consciência pública e tornou-se um meme lendário. No entanto, a sua origem sempre esteve envolta em mistério. O interesse neste anúncio ressurgiu este ano, após a descoberta de uma ironia deliciosa: a fonte (tipo de letra) usada nos títulos do anúncio era, ela própria, uma cópia pirata.

A investigação francesa

Este toque irónico levou dois jornalistas franceses, Nicolas Delage e Christophe Wilson, a unir forças para descobrir quem estava por trás da icónica campanha de 2004.

O anúncio utilizou uma versão "clone" da fonte, chamada XBand-Rough, em vez de comprar a original FF Confidential, criada por Just Van Rossum. Quando contactado pelo TorrentFreak sobre esta revelação, Van Rossum achou o facto "hilariante".

Impulsionado por esta descoberta, Delage iniciou uma caça aos criadores, documentando todo o processo num vídeo de investigação no YouTube. As tentativas iniciais de usar reconhecimento facial ou pesquisa inversa de imagem nos atores não levaram a lado nenhum.

A descoberta: De Los Angeles à Warner Bros.

No entanto, a pesquisa inversa de imagem acabou por dar a primeira pista sólida: o anúncio foi filmado em Los Angeles, nos cenários exteriores (backlots) dos Paramount Studios.

Mantendo a investigação, a dupla de jornalistas fez uma descoberta crucial. O anúncio não foi produzido pela Paramount, mas sim pela Warner Bros., através de um departamento criativo interno chamado "The Idea Place".

Os criadores quebram o silêncio

Com esta informação, Delage e Wilson conseguiram finalmente contactar as pessoas por trás do anúncio. Entrevistaram Ricky Mintz, o diretor criativo da "The Idea Place" e o cérebro por trás da campanha, bem como o designer gráfico Scott Ellman e o editor Terry Paul.

Em conversa com Delage, Mintz admitiu que, na altura, ninguém na equipa tinha noção do fenómeno cultural em que o anúncio se tornaria. "Quando o filmámos, pareceu-nos normal", explicou Mintz. "Depois de brincar com a música, o estilo, os gráficos e tal, decidimos torná-lo um pouco mais edgy (provocador)."



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech