
A Microsoft continua a refinar o seu sistema operativo para servidores e, agora em dezembro de 2025, confirmou uma das melhorias mais aguardadas pelos administradores de sistemas: o suporte nativo a NVMe no Windows Server 2025. Esta novidade, que chega com a atualização de outubro (KB5066835), traz ganhos de desempenho que superam as expectativas iniciais da empresa.
Quando a gigante tecnológica revelou o roteiro para o Windows Server 2025 em abril de 2024, a promessa era de um aumento de 70% no desempenho de IOPS (operações de entrada e saída por segundo) em comparação com a versão 2022. No entanto, com a disponibilidade geral do recurso, a Microsoft revelou que as otimizações finais permitiram atingir um aumento de cerca de 80% no desempenho.
O fim do gargalo SCSI e a eficiência do CPU
A grande mudança reside na forma como o sistema operativo comunica com o armazenamento. Até agora, o Windows Server tratava todos os dispositivos de armazenamento como se fossem SCSI (Small Computer System Interface), um padrão desenhado originalmente para discos rígidos rotacionais (HDD). Esta camada de compatibilidade introduzia latência e limitações desnecessárias para as unidades modernas.
Com a nova pilha de armazenamento nativa para NVMe, o sistema elimina os bloqueios partilhados e mecanismos de sincronização antigos, permitindo um acesso direto e "multi-queue" ao hardware. Além do aumento bruto de velocidade, a Microsoft destaca uma poupança de aproximadamente 45% nos ciclos de CPU por operação de I/O em cargas de trabalho de leitura aleatória 4K em volumes NTFS. Isto significa que o servidor fica com mais capacidade de processamento livre para outras tarefas, em vez de gastar recursos na gestão do armazenamento.
Esta tecnologia partilha a mesma base de código que encontramos nas versões de consumidor, como o Windows 11. Dado que o Windows 11 24H2 e o mais recente Windows 11 25H2 partilham a mesma estrutura de manutenção, estas melhorias no desempenho de armazenamento são também boas notícias para os utilizadores domésticos, especialmente no que toca ao Gaming e tempos de carregamento.
Como ativar o NVMe nativo no Windows Server
Apesar de a funcionalidade estar presente na atualização KB5066835, a Microsoft optou por não a ativar por defeito neste momento. Os administradores que queiram tirar partido deste desempenho extra terão de o fazer manualmente, através de uma alteração no Registo do Windows ou via Group Policy Object (GPO).
Segundo as instruções detalhadas pela Microsoft na sua comunidade técnica, para ativar a funcionalidade via Registo após instalar a atualização cumulativa mais recente, deve-se utilizar o seguinte comando no PowerShell:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 1176759950 /t REG_DWORD /d 1 /f
Em alternativa, é possível utilizar um MSI de Política de Grupo para controlar a funcionalidade, ativando-a através do Editor de Política de Grupo Local no caminho destinado às funcionalidades de pré-visualização do Windows 11 versão 24H2 e 25H2. Esta mudança representa um passo significativo para preparar os centros de dados para a próxima geração de inovação em armazenamento.