
Se utiliza o Android Auto para gerir as suas comunicações enquanto conduz, pode ter encontrado um obstáculo frustrante recentemente. Um novo erro está a afetar especificamente os utilizadores com contas empresariais do Google Workspace, impedindo-os de responder a mensagens através do sistema de infoentretenimento do automóvel.
O problema manifesta-se através de uma notificação de bloqueio quando o condutor tenta ditar uma resposta, informando incorretamente que é necessária "autorização do administrador" para realizar a ação. Na prática, trata-se de uma falha de software e não de uma nova política de restrição implementada pelas empresas.
Falha afeta contas corporativas
Os primeiros relatos desta anomalia surgiram em dezembro de 2025, mas ganharam tração nas últimas semanas em vários fóruns de suporte. A falha parece atingir exclusivamente quem tem uma conta Google Workspace definida como principal no seu telemóvel.
Curiosamente, este bug coincide com o lançamento da atualização para o Android Auto 16.0, que começou agora a chegar ao público geral. Quem utiliza contas pessoais (@gmail.com) não parece ser afetado, mantendo a funcionalidade de resposta por voz intacta no sistema da Google.
Google investiga o problema
Apesar da coincidência com a chegada da nova versão da aplicação, os indícios apontam para que a origem do problema esteja nos servidores da empresa, e não na aplicação em si.
Conforme reportado pelo 9to5Google, a gigante tecnológica já confirmou que está a investigar a situação, embora ainda não tenha avançado com uma data concreta para a resolução do erro.
Enquanto a correção oficial não chega, a única solução temporária encontrada pelos utilizadores passa por alternar para uma conta pessoal para garantir o funcionamento das respostas no carro. No entanto, para muitos profissionais que dependem do ecossistema Workspace para trabalhar em movimento, esta não é uma alternativa viável, aumentando a urgência de uma atualização corretiva.