1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Apple confirma: Google Gemini vai ser o motor da nova Siri e funcionalidades de IA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple confirma: Google Gemini vai ser o motor da nova Siri e funcionalidades de IA em Seg 12 Jan 2026 - 16:04

DJPRMF

Apple logo em loja

É oficial: a Apple e a Google acabam de selar uma das parcerias mais importantes da década no mundo da tecnologia. Após meses de especulação, a empresa da maçã confirmou que irá utilizar os modelos Gemini da Google para alimentar a próxima geração da Siri e outras funcionalidades de Inteligência Artificial generativa nos seus dispositivos.

Numa declaração obtida pela CNBC, a Apple foi direta ao explicar a sua escolha: "Após uma avaliação cuidadosa, determinámos que a tecnologia da Google fornece a base mais capaz para os Modelos Fundacionais da Apple e estamos entusiasmados com as novas experiências inovadoras que irá desbloquear para os nossos utilizadores".

Uma mudança de estratégia na Inteligência Artificial

Esta confirmação marca um ponto de viragem significativo. A Apple tinha demonstrado pela primeira vez uma versão da Siri com IA generativa durante a WWDC 2024, mas o caminho até ao lançamento tem sido sinuoso. Em março de 2025, a empresa anunciou o adiamento de uma grande atualização da assistente de voz para este ano, sinalizando que a tecnologia interna ainda não estava pronta para o palco principal.

Agora, fica claro que a solução passou por integrar o poder do Gemini. Embora a Apple continue a trabalhar nos seus próprios modelos, a base tecnológica da Google servirá como o motor "pesado" para as tarefas mais complexas que a nova Siri terá de executar.

De rivais a parceiros: o papel da OpenAI e Anthropic

O caminho até este acordo não foi linear. Em junho passado, surgiram relatórios de que a Apple estaria a considerar parcerias com a OpenAI e a Anthropic para potenciar a Siri. De facto, a assistente atual já consegue recorrer ao ChatGPT para certas questões no âmbito da Apple Intelligence, mas a empresa procurava uma integração mais profunda e robusta.

Os rumores sobre a Google ganharam força em novembro, quando foi noticiado que a Apple poderia estar a construir a nova Siri utilizando uma versão personalizada do Gemini, a correr nos seus servidores Private Cloud Compute. Falava-se, inclusive, num acordo que poderia envolver o pagamento de cerca de mil milhões de dólares anuais à gigante das pesquisas.

Embora a Apple não tenha partilhado detalhes financeiros específicos, a informação aponta para um acordo plurianual. Resta agora esperar para ver como esta fusão entre o ecossistema da Apple e a inteligência da Google vai transformar a forma como interagimos com os nossos iPhones e Macs.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech