1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » ASAE emite alerta urgente: Burlas com materiais de construção atacam no Norte e Centro
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

ASAE emite alerta urgente: Burlas com materiais de construção atacam no Norte e Centro em Sex 6 Fev 2026 - 11:29

DJPRMF

telhas em construção

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou uma nova vaga de esquemas fraudulentos que visam, sobretudo, as populações das regiões Norte e Centro do país. O alerta surge na sequência de várias denúncias relacionadas com falsas ofertas de materiais de construção e outros bens essenciais, num momento em que a procura por estes artigos é elevada.

O isco do "custo de transporte"

O modus operandi identificado pelas autoridades é simples, mas eficaz na hora de enganar os consumidores. Os burlões utilizam anúncios em plataformas digitais, especialmente em qualquer rede social e fóruns online, para promover a entrega gratuita de bens de construção. A "armadilha" reside na condição imposta às vítimas: para receberem os materiais oferecidos, devem apenas assegurar o pagamento dos custos de transporte e entrega.

Para concretizar a fraude, os criminosos fornecem referências Multibanco ou solicitam transferências via MBWay para cobrir estas supostas despesas logísticas. No entanto, após o pagamento ser efetuado, os bens nunca são entregues, tratando-se de produtos fictícios.

Empresas legítimas usadas como fachada

Para conferir uma falsa credibilidade ao esquema, os autores destas fraudes recorrem frequentemente à usurpação de identidade de empresas reais. A ASAE nota que, embora muitas destas empresas sejam solidárias e estejam disponíveis para apoiar as populações, estas nunca promoveram tais anúncios nas redes sociais.

A autoridade sublinha que não está em causa a cobrança legítima de despesas de envio por parte de operadores económicos, mas sim a utilização de dados de pagamento para bens e serviços que não existem, conforme detalhado pela ASAE. O organismo confirma que já está a acompanhar o fenómeno e a realizar diligências para identificar os responsáveis e cessar estas práticas criminosas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech