Um dos “mitos” mais recorrentes dos sistemas operativos passa pelas designações 32 e 64 bits. A principal razão para a instalação de um sistema operativo de 64 bits prende-se com o facto de este suportar mais memória Ram do que a versão de 32 bits (que se encontra limitada a 4GB).
Centrando-nos no conteúdo mais técnico, num processador de 32-bits temos 2e32 = 4.294.967.296 posições de memória. Este valor corresponde a um limite teórico de Ram máxima de, aproximadamente, 4GB, sendo este o limite de um processador de 32 bits (ou, neste caso, do sistema operativo).
No entanto, em 1995, a Intel lançou um novo processador, o Pentium Pro, que possuía uma arquitectura de 36 bits, utilizando uma tecnologia presente na generalidade dos processadores actuais, a PAE (Physical Address Extension).
Com esta tecnologia, passa a ser possível suportar um máximo de 64GB de memória Ram, mesmo que o processador se encontre a funcionar em 32 bits.
A única limitação passa pelo próprio sistema operativo, que deverá suportar a tecnologia. No entanto, apesar de este ponto ser um problema à alguns anos, actualmente, praticamente todos os sistemas operativos suportam a tecnologia, incluindo distribuições do Linux, Mac OS para processadores Intel e até o Windows, desde a versão 2000.
Neste ponto, os utilizadores de Linux já beneficiam da tecnologia sem necessitarem de configurações adicionais.
Então e o limite de 4GB?
Voltando ao limite da RAM nos sistemas operativos Windows, então porque não podemos utilizar mais do que 4GB nas versões de 32 bits? Pelo simples facto que a Microsoft não licencia estas versões do Windows, destinadas aos utilizadores domésticos, com o suporte a mais memoria do que 4GB.
No entanto, versões para servidores do Windows, em 32 bits, (Windows 2000/2003/2008 Server) suportam mais do que 4GB de ram, sem necessitarem de configurações adicionais. O mesmo já não acontece nas versões do publico em geral (Windows XP, Vista, Seven).
Como remover este limite?
Mesmo activando o PAE no Windows, o sistema operativo ainda somente suporta um máximo de 4GB. Para suportar o máximo de 64GB será necessário alterar configurações mais profundas a nível das configurações do sistema operativo.
Caso o seu sistema possua um máximo de 4GB de Ram instalada, poderá activar facilmente a PAE utilizando o seguinte código, na Linha de Comandos do Windows, e reiniciando o sistema no final:
BCDEDIT /set PAE forceenable
Já se pretende utilizar mais do que 4GB, deverá utilizar um patch específico para alterar o kernel do sistema.
Windows Vista SP1 e SP2: http://www.box.net/shared/7mcq9jr9mk
Windows Seven: http://www.box.net/shared/ej4zr44tae
O processo é bastante simples, bastando seguir as seguintes imagens:
1º Clique no botão referenciado na imagem
2º Carregue em "Y" e aguarde pela mensagem que informa para reiniciar o sistema
NOTA IMPORTANTE: Note que este patch altera ficheiros do sistema operativo, sendo que, em certos casos, poderá causar erros ou a impossibilidade de iniciar o sistema. Apesar de o TugaTech ter testado o patch em diversos sistemas, continue por sua conta e risco.
Se tiver efectuado todos os passos correctamente, reinicie o seu computador e deverá conseguir utilizar um máximo de 64GB de RAM num sistema de 32 bits.
Alguma duvida basta colocar.
Até breve!