Boas,
Respondendo à questão: Tudo conta para o gasto da electricidade.
E agora a (longa) explicação:
Qualquer componente gasta energia (obviamente, uns mais do que outros). Alguns utilizadores possuem a ideia errada de que, por possuírem uma fonte de, digamos, 600 watts, estão a gastar 600 watts de energia com a fonte. Isso é errado.
A fonte somente "gasta" o que os restantes componentes necessitarem. Ou seja, se o total do gasto dos componentes se situar nos 400 watts e a fonte for de 600 watts, esta somente está a consumir cerca de 400 watts (média, pois a própria fonte também necessita de alguns watts para funcionar) e não os 600 watts totais. Este valor é meramente o limite da potencia que a fonte suporta...
De entre os componentes, alguns gastam mais do que outros, mas isso varia de sistema para sistema. Alguns dos maiores "consumidores" de energia num computador são o processador e a gráfica, mas como referi, isso varia.
Neste ponto não se conta com os componentes externos, como o monitor,impressora,etc, pois são medidos "à parte". Ou seja, estes não fazem parte dos componentes de um computador e o gasto de energia é dos próprios aparelhos. Ou seja, a energia que o monitor consome não é utilizada na fonte (dai estes possuírem ligações às tomadas próprias).
Mas, obviamente, também deve ter em atenção o gasto destes se pretende poupar na electricidade.
Agora, para criar um PC económico em termos energéticos deve ter em atenção dois aspectos: o hardware e o proprio software.
Os componentes possuem(e devem sempre possuir) nas suas característica o total gasto. Deve ir contabilizando cada componente e procurar alguns mais económicos. Com tanta variedade, a única opção é mesmo procurar os mais económicos energicamente.
Na parte do software, o sistema operativo também ajuda a poupar energia. Apesar de o sistema operativo não "reduzir" propriamente o gasto, o sistema operativo ajuda a controlar os dispositivos e componentes para gastarem menos. Por exemplo, pode configurar o monitor para desligar após alguns minutos de inactividade, invés de o deixar sempre ligado ou com a protecção de ecrã activa. Desta forma poupa na energia.
E, por fim, existe ainda o proprio utilizador. A responsabilidade da poupança eletrica também é do utilizador. Por exemplo, se não for utilizar o computador durante algumas horas, inves de o deixar ligado desligue-o, suspenda ou hiberne o sistema.
Espero que esclareça algumas duvidas. E, se ainda possuir, basta dizer.
EDIT: Enquanto escrevia, o utilizador "lcmmonteiro" também referiu alguns dos pontos importantes.
Cumps