1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos


No inicio deste mês, a empresa CoVii, lançou no mercado o ViiM SDK v1.0.0., uma ferramenta poderosa, estável e dinâmica que irá mudar o desenvolvimento de aplicações para sensores 3D, até então limitado a programadores mais experientes.

O ViiM SDK é um kit de desenvolvimento de software (SDK) para sensores de tecnologia 3D construído sobre a biblioteca OpenNI®, mantendo as suas funcionalidades originais e acrescentando-lhe ainda outras de mais alto-nível. Este SDK funciona ainda como middleware, cuidando de toda a comunicação com o sensor, da arquitetura de software e das rotinas de processamento em background de um modo invisível. 

Atualmente, o ViiM SDK contempla 5 unidade de processamento diferentes – ViiMUnits  - a segmentação do utilizador (distingue e deteta utilizadores a partir de um background estático e diferencia-os por IDs); o recorte do utilizador (remove utilizador de um background estático podendo-o integrar num cenário virtual em tempo real); o reconhecimento gestual (deteta gestos desde os básicos - aceno, mão aberta/fechada - aos mais complexos – simular um clique, um duplo clique, folhear e arrastar); o rastreamento/deteção do esqueleto (efetua todos os cálculos do esqueleto e fornece facilmente o acesso às posições, quaterniões, ângulos e matrizes de rotação das juntas, conseguindo até ao momento seguir até 15 esqueletos em simultâneo); e o fluxo ótico (deteta a quantidade de movimento na imagem, fazendo assim a computação do vetor de velocidade).

O ViiM SDK inclui algumas características-chave como: cross platform (correm em Mac, Windows e Linux, em 32 bits e 64bits); threaded and thread safe (a informação nunca ficará corrompida com a aquisição de imagens sincronizadas); parameters manipulation (métodos de alto nível pode ser personalizados); near and far threshold (permite controlar facilmente o campo de visão do sensor 3D); smooth depth (pode-se usar a versão suave espacial e temporal da imagem de profundidade); MatLab exporter/importer (pode exportar vídeo bruto do ViiM SDK de forma fácil e usá-lo em Matlab com o script de importador de Matlab do ViiM); event based (mudar o comportamento das aplicações pela escuta dos eventos do ViiM SDK); device handling (comunicação com o sensor simples – iniciar, pausar, resumo, desligar o dispositivo com uma instrução) e units’ creation (criar as unidades de processamento próprias e adicioná-las sem dificuldade ao ViiM SDK).

As vantagens diferenciadoras são possibilitar que os programadores concentrarem toda a sua atenção na criação de aplicações interativas de acordo com as suas necessidades específicas, e também, disponibilizar aos programadores métodos de processamento de alto nível indisponíveis no mercado até então ou que tinham de ser adquiridos em ferramentas separadamente. 
Para além destas vantagens, ViiM SDK tem uma arquitetura limpa que permite ainda aos programadores criarem facilmente as suas próprias unidades integrando-as com ViiM SDK, aproveitando todas as mais-valias que este proporciona.

O desenvolvimento de aplicações para sensores 3D tem, até ao momento, sido limitado a programadores experientes devido à sua grande complexidade. 
Com o SDK a CoVii espera facilitar e massificar a criação de aplicações interativas, permitindo a todos o que o usam, focarem a sua atenção apenas no desenvolvimento, não tendo se preocupar com o processamento complexo e delicado de baixo nível. Este SDK abre um novo mundo de possibilidades para se criar facilmente aplicações NUI e integrá-las em diferentes motores gráficos (baseado em OpenGL ou DirectX).

O programador tem assim o poder de criar fantásticas aplicações, de acordo com a área de negócio ou propósito. São inúmeras as aplicações que pode ser realizadas com o ViiM SDK, desde controlar o SO com gestos (clique para ver vídeo); jogar online substituindo os comandos do rato por comandos gestuais (clique para ver vídeo); recortar utilizadores em tempo real e integrando-os em cenários virtuais; conteúdos lúdicos (clique para ver vídeo); entre tantos outras aplicações interativas lúdicas, informativa ou operacionais.

A partir de agora com o ViiM SDK pode-se criar imensas aplicações que promovam e potencializem a marca a um baixo custo e de forma diferenciadora, melhorar apresentações de vendas, dinamizar métodos de trabalho entre outros. Isto é, pode agora fazer com que a marca/empresa fique no top-of-mind do utilizador de forma muito mais eficaz.

Atualmente, o ViiM SDK está disponível tanto em versão trial como a versão comercial em http://www.viim.pt. A versão trial inclui todos os recursos com a exceção que as aplicações só funcionam num máximo de 4 minutos de cada vez. Para retirar esta limitação da versão trial pode ser adquirida a versão comercial por 119€ (inc. IVA).

A CoVii faculta ainda em http://www.viim.pt e em http://www.wiki.viim.pt mais informações sobre o ViiM SDK, bem como para simplificar a criação de aplicações oferece algumas amostras com código-fonte, tutoriais e faqs. Para quem pretende uma ajuda mais personalizada e não existente nas opções anteriores existe um Google Groups (ir para grupo), onde a equipa irá ajudar os programadores desde a instalação até a programação estando sempre atento ao feedback do grupo com objetivo da melhoria contínua do SDK.

Algumas características futuras do ViiM SDK, nas quais a equipa da CoVii já se encontra a trabalhar são novos recursos como ligações para C#, Java e ActionScript, arquitetura ARM e multissensor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech