1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1guia - Guia - Que tipos de memória existem? Empty Guia - Que tipos de memória existem? - Seg 31 Dez 2012 - 20:44

lcmmonteiro

Técnico
Encontramos tantas referências a memórias RAM mas, afinal quantos tipos existem?

Primeiramente, tenhamos em mente que apenas iremos abordar as actuais, não iremos falar das “ancestrais” DIMMS e EDOS. Se pretenderem mais informações sobre estas, poderemos abordar em outro artigo, caso contrário terão que procurar em tutoriais mais antigos.


DDR

A DDR foi um momento de grande importância na história das memórias, podendo ser equiparado à história dos Dual Core que duplicaram os núcleos, agora as memórias também trabalhavam a dobrar.

A memória interpretava ao mesmo tempo 2 ciclos tornando a frequência final no dobro, isto é, os chips DIMM 100 MHz agora eram DDRs e trabalhavam na frequência final de 200 MHz. É claro que a frequência final acabava sendo o dobro na pratica e, de modo a evitar incompatibilidades todo e qualquer computador ainda entendia as memórias tendo como base a sua frequência real.

É claro que nesta altura surgiram muitas questões e observações do tipo “devo devolver a minha memória?”, “as frequências estão em metade”.
É claro que os programas como o CPU-Z mostram as frequências reais mas sem erro:

Frequências padrão DDR: 200 MHz, 266 MHz, 300 MHz, 333 MHz, 400 MHz


DDR2

As DDR2 têm como base o mesmo conceito das DDR originais. A evolução tecnológica permitiu a criação de chips que agora trabalham com frequências maiores.

Frequências padrão DDR2: 400 MHz, 533 MHz, 667 MHz, 800 MHz, 1066 MHz, 1300 MHz (as duas últimas já fazem parte do mercado das DDR3 logo não tiveram o sucesso desejado.


DDR3

As DDR3 têm como base o mesmo conceito das anteriores. Mais uma vez a evolução tecnológica permitiu criar chips de frequências ainda maiores.

Frequências padrão DDR3: 800 MHz, 1066 MHz, 1300 MHz, 1600 MHz. Novas frequências já estão no mercado como por exemplo 1856 MHz e 2000 MHz.

Nota: as DDRs 1, 2 e 3 trabalham com 2 ciclos ao mesmo tempo, ou seja, a frequência final é resultado do dobro da frequência real. Algumas pessoas criam confusão e pensam que as DDR3 triplicam a frequência, mas tal não acontece.


QDR ou DDR4

Este foi um dos momentos mais esperados!

Este salto tecnológico permite ter memórias que trabalhem com 4 ciclos ao mesmo tempo, ou seja, a frequência final é quadriplicada abrindo espaço para frequências muito superiores.

QDR2 ou DDR5

Semelhantes às antecessoras, utilizam o mesmo conceito, mas agora com chips que trabalham com frequências maiores, da mesma forma que das DDR para DDR2.


DDR6, DDR7, DDR8

Sim, elas existem!

Este tipo de memórias encontram-se emalguns projetos da IBM, em particular desenvolvidas especialmente para supercomputadores servidores que utilizam tecnologia totalmente criada pela própria IBM, partindo da motherboard, processador, HDs, tudo criado pela IBM.


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech