1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Diaspora – O rival do Facebook a 15 de Setembro Diasporaredesocial630_thumb

Ao que tudo indica, a enorme rede social Facebook vai ganhar um rival de peso!
O Facebook é a rede social que dispensa apresentações, tem inúmeras vantagens e aplicações que fazem com que cada conta seja adaptada ao seu utilizador, tornando-a única. Por essas e por outras razões é que esta foi uma rede social que ganhou terreno e foi destronando as demais.
No entanto, está previsto o surgimento, já em Setembro, de uma nova rede social na Internet, designada de Diaspora, com a promessa de fazer frente ao Facebook. O projecto Diaspora é descrito como uma rede social “atenta à privacidade e pessoalmente controlada”.

A Diaspora é um projecto desenvolvido por três cientistas de Informática e um Matemático de Nova Iorque.
O seu lançamento está previsto para dia 15 de Setembro deste ano e nas suas características, esta rede social, descreve-se como sendo uma rede social “atenta à privacidade e pessoalmente controlada”. É de referir que um dos motivos pelo qual o Facebook sempre foi muito criticado era por questões de privacidade, ou falta dela.
Desta forma, este projecto da nova rede social veio ganhando forças já desde o inicio do ano, altura em que o Facebook se viu obrigado a simplificar as suas definições de privacidade, visto estas terem sido criticadas por serem complexas e confusas. Este panorama lucrou ao projecto 200 mil dólares de donativos, entre os doadores, encontra-se o próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.
A Diaspora será uma rede social de código aberto e estará disponível para que os seus utilizadores o possam, livremente, modificar e alterar ao seu próprio gosto, podendo mesmo desenvolver programas para a evolução da rede.
Apesar de tudo, são poucos os que acreditam que seja fácil, ou até mesmo possível que esta, ou outra rede social venham tirar do trono a rede social Facebook que conta já com mais de 500 milhões de utilizadores.
Impossível pode não ser, mas será concorrente à altura?
Mais Informação: Diaspora

Fonte Peopleware

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 13:10 por DJPRMF (Conectado)

Parece uma boa alternativa, mas duvido que, infelizmente, tenha tanto sucesso como o facebook...
Como dito, não é impossível, mas se for bem estruturado, pode ser um bom concorrente... Smile

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:01 por Shaxine

Sim duvido que esteja à altura, mas antes estes que o Google. Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:03 por DJPRMF (Conectado)

Tonito1 escreveu:Sim duvido que esteja à altura, mas antes estes que o Google. Razz

Laughing

Pelo menos parece ter lados positivos:
- Promete ser mais seguro na privacidade...
- OpenSource! Qualquer um pode usar e "abusar"... Very Happy Very Happy

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:04 por Shaxine

Pois...!
o OpenSource foi o que me chamou a atenção.
provavelmente vamos poder editar o nosso perfil, como dantes era com o hi5. Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:07 por DJPRMF (Conectado)

Tonito1 escreveu:Pois...!
o OpenSource foi o que me chamou a atenção.
provavelmente vamos poder editar o nosso perfil, como dantes era com o hi5. Razz

Penso que não seja bem isso...
Penso que seria em pudermos criar as nossas próprias redes sociais, ou seja, fazia-se o download dos ficheiros e depois podíamos utilizar um servidor para criar a rede social, totalmente gerida e personalizada por "nós", e independente de todas as outras...

Pelo menos, foi o que entendi... Smile

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:09 por Shaxine

Humm...
Pois! Pode ser isso.
Estou mesmo com alguma curiosidade em relação a este "diaspora".

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:11 por DJPRMF (Conectado)

Exacto, mas só o tempo dirá se é funcional... Razz

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:12 por Shaxine

O Conceito é inovador...

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:13 por DJPRMF (Conectado)

Tonito1 escreveu:O Conceito é inovador...

É inovador mas para competir ao mínimo com o Facebook,hi5,etc...
É (muito) difícil... Crying or Very sad

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:15 por Shaxine

É esperar, mas penso que com o tempo é capaz de passar o hi5. Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:18 por DJPRMF (Conectado)

Tonito1 escreveu:É esperar, mas penso que com o tempo é capaz de passar o hi5. Razz

O hi5 já foi mais utilizado, mas nos dias que correm tem perdido utilizadores, e muitos...
Eu próprio fui e sou utilizador do Hi5, mas admito que antes acedia muitas mais vezes do que agora. E muitas pessoas passaram a aceder menos, com o lançamento do Facebook...

Pessoalmente também nunca entendi muito bem qual a diferença entre Facebook e hi5, mas prontos... Razz

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:21 por Shaxine

Pois eu também já usei MUITO o Hi5, mas hoje já não é a mesma coisa e até que as diferenças entre um e outro têm vindo a diminuir.

De momento nem uso o hi5 vou para um dia ou outro como ver como vãos aos coisas, mas dês que já nao posso editar o meu perfil... Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:24 por DJPRMF (Conectado)

Tonito1 escreveu:Pois eu também já usei MUITO o Hi5, mas hoje já não é a mesma coisa e até que as diferenças entre um e outro têm vindo a diminuir.

De momento nem uso o hi5 vou para um dia ou outro como ver como vãos aos coisas, mas dês que já nao posso editar o meu perfil... Razz

Razz
Mas o Facebook também não dá para editar o perfil... Razz

Shaxine

Mensagem Ter 31 Ago 2010 - 15:25 por Shaxine

Pois Isso mesmo entre 1 e outro agora prefiro o Facebook xD

Mk pt

Mensagem Qua 15 Set 2010 - 11:28 por Mk pt

Parece que é hoje....:


Rival do Facebook chega hoje

Projecto Diaspora assume-se como crítico das políticas de privacidade da maior rede social do mundo.

Funciona em sistema aberto, promete proteger a privacidade dos utilizadores e assume-se como um rival do Facebook. A nova rede social Diaspora é hoje inaugurada mas está a ser preparada há vários meses, após as críticas ao Facebook devido às políticas de privacidade.

O desenho do ‘site' ou a organização da informação na página está, até ao arranque, no segredo dos deuses. Sabe-se apenas que a nova rede vai começar a funcionar com funções simples: colocação ‘posts', partilha de fotografias ou vídeos e, sobretudo, montagem de um servidor pessoal, agregando a informação de redes como o Facebook, Twitter ou Flickr, o que permitirá a partilha de imagens ou informação entre os vários ‘sites', sem prejudicar a privacidade dos utilizadores.

"Queremos que os utilizadores voltem a controlar aquilo que partilham", afirmou Max Salzberg, um dos fundadores, em entrevista ao "The New York Times".

Os quatro criadores do projecto, estudantes da Universidade de Nova Iorque, quiseram criar uma alternativa ao Facebook quando a rede social de Zuckerberg se viu envolvida em polémica por falhas na protecção da privacidade.

DJPRMF

Mensagem Qua 15 Set 2010 - 11:47 por DJPRMF (Conectado)

Ou seja, hoje vamos descobrir esta nova rede... Smile

Shaxine

Mensagem Qua 15 Set 2010 - 15:08 por Shaxine

Pois...! Smile
Vamos ver o que vai sair deste projecto. xD





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech