Boas,
Colocando as respostas por tópicos para facilitar a leitura:
1) É dificil de dizer. As características aparentam ser boas, mas a qualidade final pode deixar a desejar.
2) Pelo preço, e sendo sincero, não compensa. Esse tablet trata-se de uma "marca branca".
Por um pouco mais:
http://www.fnac.pt/Asus-MeMO-Pad-HD7-ME173X-Wi-Fi-8GB-Grey-Computador-Portatil-Tablet/a726501#bl=MICTablets-AndroidBLO2
Um tablet com boas características e uma boa qualidade, para alem de ser de uma fabricante de renome.
A "Ntech" aparenta ser uma marca branca e, possivelmente, a qualidade de construção não será a melhor.
3) Basicamente, o mesmo cuidado que teria com qualquer outro equipamento móvel. Não sei bem a que "cuidados" em particular se refere...
4) O sistema Android (e qualquer outro de equipamentos moveis) não "hibernam" como ocorre, por exemplo, no Windows. Não estará a referir-se a manter o tablet em suspensão/standby? Ou seja, quando este se encontra com o ecrã "desligado" mas ainda se encontra com o sistema ligado?
Se for este o caso, não existe qualquer problema em o manter assim, embora seja recomendado desligar se não o for utilizar por longos períodos de tempo, para poupar bateria.
5) Mal não faz, mas necessita mesmo de andar a ligar/desligar a todo o momento? Possuo vários tablets e é rara a ocasião em que os desligo (excepto para casos como a falta de bateria)..
Para as próximas perguntas, visto que é a primeira vez que entra em contacto com o sistema Android, deve ter em atenção alguns aspectos. O Android (baseado no sistema Linux), não é o Windows.
Não necessita de andar a instalar firewalls e antivírus ou a configurar drivers e programas... Penso que deva possuir o "habito" de utilizar o Windows, mas deve notar que o sistema Android (e mesmo qualquer outro sistema de equipamentos moveis) não se deve comparar ao Windows nem possui as mesmas funcionalidades deste.
Dito isto:
6) Existem vários antivírus disponíveis na Google Play, no entanto, e sendo sincero, não recomendo que utilize nenhum.
O Android baseia-se no codigo do sistema Linux, que, por padrão, já é bastante seguro e "quase" livre de virus.
É verdade que, se pesquisar um pouco, irá encontrar várias noticias sobre o aumento do malware na plataforma Android, assim como de vários antivirus para esta. No entanto, se somente instala aplicações a partir da Google Play, não necessita de andar a sobrecarregar o sistema com mais uma aplicação à toa...
A Google já implementa diversas ferramentas que previnem que as aplicações maliciosas seja sequer divulgadas pela loja. Desta forma, se apenas instala aplicações desta, não necessita de qualquer antivírus.
7) Não necessita de uma firewall para Android
8) Existem várias ferramentas na Google Play que permitem optimizar e limpar algumas áreas de "lixo" no sistema.
Deixo alguns exemplos:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cleanmaster.mguard
https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.thedarken.sdm
São ambas boas aplicações e que fazem o que prometem.
9) Não necessita de instalar nenhuma aplicação para remover outras aplicações. Pode realizar isso mesmo directamente do Android. Se aceder às "Definições" -> "Aplicações" e clicar sobre uma aplicação, possui a opção para remover. Pode também remover (depende de equipamento para equipamento) remover pressionando, durante alguns segundos, o ícone da aplicação e carregando no pequeno "x" que deve surgir sobre o mesmo.
10) Existem várias aplicações para aumentar um pouco o tempo da bateria e optimizar o seu uso. Por exemplo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dianxinos.dxbs
O que estas aplicações fazem é, basicamente, optimizar algumas funcionalidades, como a ativação/desactivação do Wifi e dados.
Por exemplo, pode optar por configurar estas aplicações para desativar o Wifi quando o tablet se encontrar em standby, reduzindo assim o consumo da bateria quando o Wifi, muito possivelmente, não é necessário.
No entanto, estas tarefas também podem ser realizadas manualmente por si, evitando ocupar espaço com mais uma aplicação.
E, obviamente, não espere obter um grande ganho na autonomia. Estas aplicações ajudam a optimizar o consumo da bateria, não fazem "milagres".
11) Novamente, existem várias aplicações deste tipo na Google Play, no entanto as que referi anteriormente para a limpeza também permite optimizar o sistema. Não existem grandes optimizações a realizar para alem da limpeza de ficheiros inúteis (cache,etc) e termino de apps desnecessárias em fundo (background, que se encontram a consumir ram desnecessariamente).
12) Recomendo que utilize antes este: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.zedge.android
13) Bom, o root, em primeira instancia, é um processo que envolve possuir alguns conhecimentos a nível tecnico e do proprio sistema. Sinceramente, como é a primeira vez que anda a "mexer" em Android, aconselho a não começar a "mexer demasiado" e acabar por danificar o sistema com alterações.
Pode verificar uma descrição do que é o "root" em http://en.wikipedia.org/wiki/Android_rooting.
Basicamente, consiste em obter privilégios de (como é conhecido no Windows) "Administrador" do sistema. Uma das principais funcionalidades é que permite alterar ficheiros do proprio sistema operativo para realizar mods e alterações diversas.
No entanto deve ter em conta que este processo deve ser tomado com cuidado, pois caso não saiba o que altera pode acabar por alterar algo que não devia e danificar o sistema operativo, tornando o tablet inútil.
Resumindo, como é "novato" neste sistema, recomendo que não comece a empenhar-se neste aspecto por agora...
14) Versão resumida: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android#Vers.C3.B5es
Versão completa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Hist%C3%B3rico_de_vers%C3%B5es_do_Android
Alguma duvida disponha.