1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

..:: Analise Asus Bravo 220 ::..



A Asus enviou, desta vez, para  análise do TugaTech, a nova Asus Bravo 220.

A Asus Bravo 220 é uma placa especialmente dedicada para media centers, com um sistema de refrigeração sem qualquer tipo de ventoinha, pelo que não emite qualquer ruído. A placa em si conta com 1Gb de VRAM e o seu consumo foi reduzido em 21%, comparativamente a sua versão anterior, a Asus GTX 220.

A placa tem um Heatskin cinza, bastante apelativo, com um pequeno separador verde, com o aspecto de uma árvore (o que reforça a ideia de ser "amiga do ambiente")





De forma a reduzir ao máximo o consumo, bem como a temperatura da placa, as velocidades dos componentes foram reduzidas da GTX 220. Esta placa funciona com o core a 500 MHz e as memórias a 400MHz. Por isto mesmo, a placa não foi construída para jogos recentes, mas sim a pensar na reprodução de filmes de alta definição.



A placa conta com três saídas de imagem (VGA,HDMI e DVI). Infelizmente não conta com uma saída S/PDIF e tambem não suporta configuração em SLI.



Na caixa da placa encontram-se os seguintes materiais:
  • Pl20aca gráfica Bravo 2
  • Comando de infravermelhos
  • Receptor do sinal de infravermelhos, com um sensor de luminosidade
  • Pilhas
  • Manual de Instruções
  • DVD com drivers e software da placa


Começando pelo comando, este contem todas as funcionalidades para o software da placa, o Bravo Media center. Tem as principais funções, como o Play,Stop,Pausa,Avançar,etc, bem como de funções especificas do software como as configurações ou o botão central de retroceder para o menu principal.



Passando para o Receptor de Infravermelhos,alem de receber o sinal emitido pelo comando, este também têm uma funcionalidade extra muito útil e que irá melhorar a visualização do conteúdo multimédia.



Embutido no receptor encontra-se um pequeno sensor de luminosidade, que tem como função detectar a quantidade de luz existente na divisão onde se encontra, afim de ajustar automaticamente as definições de imagem para esse ambiente. Ou seja, o sensor avalia a luz existente e calibra automaticamente as definições como o contraste,brilho,cor,etc...



Um pequeno senão encontra-se no facto do sensor apenas funcionar com o software Bravo Media Center. Com qualquer outro programa, mesmo o Windows Media Center, o sensor não é utilizado.

No manual, temos a referir que é bastante completo, com todas as instruções necessárias para o software da placa. No entanto este encontra-se em Ingles, não existindo a opção da língua nacional Portuguesa, o que pode ser uma dificuldade para certos utilizadores.





..:: Testes ::..

Acabadas as apresentações do conteúdo da caixa. Iremos efectuar os testes a placa.

Como a placa se destina a Media Centers, iremos dar mais destaque a reprodução de vídeos de alta definição e de outro conteúdo multimédia. No entanto, um utilizador regular também poderá querer jogar certos jogos, pelo que iremos testar igualmente alguns jogos mais habitualmente utilizados com placas deste tipo.

A placa foi testada no seguinte sistema:
  • Placa Mãe Asus Rampage III Extreme
  • Processador Intel Core i7 920 @ 3.5GHz
  • 4GB de RAM DDR3 @ 1600MHz
  • 2x Disco rigido de 1 TB
  • Fonte Nox SONAR de 780 Watts
Para começar, testamos a capacidade de reprodução de filmes Bluray. Para tal foram utilizados os filmes Iron Man 2 e Avatar. Os testes forma medidos na quantidade de CPU ocupado na reprodução dos filmes.





Como se pode ver pelos gráficos em cima, a placa consegue suportar muita da informação do bluray, quanto aos codecs VC-1 e PureVideo. Notamos apenas uns picos de uso máximo entre os 18-20%, mas apenas durante poucos segundos.

Passando para a secção dos jogos, temos a dizer desde o inicio que esta placa não foi construída para suportar os jogos mais exigentes. no entanto não o impede de jogar alguns títulos um pouco mais antigos mas ainda bastante utilizados e jogados.
Neste caso iremos testar os seguintes jogos:
  • Left4Dead 2 - 1920x1080
  • Dirt 2 - 1920x1080
  • Sniper Ghost Warrior - 1920x1080







Apesar da Bravo 220 não ser projectada para jogos, consegue correr alguns com uma boa quantidade de FPS. notamos apenas uma performance mais baixa no Dirt 2, mas perfeitamente jogável.
No entanto temos de referir que, caso a sua caixa não tenha uma ventilação adequada, a placa aquece em demasia, o que pode causar problemas.
Isto acontece devido, obviamente, ao cooler passivo que, como será possível ver de seguida, consegue refrigerar suficientemente bem quando na reprodução de filmes, em outras aplicações mais "pesadas", aquece e muito.


..:: Temperatura ::.

Passemos enatão para outra área bastante importante neste tipo de placas: a temperatura. As placas para media centers, normalmente ficam horas ligadas na reprodução de filmes. Uma temperatura execiva pode causar problemas não só na placa como em componentes perto desta. A Bravo 220 não tem qualquer tipo de ventoinha, o que contribui para um ambiente mais silencioso. Mas será que o cooler existente consegue suportar a tarefa?

Para testarmos as temperaturas utilizamos o seguinte programa: [email protected] para o GPU. Não querendo adiantar muito (por agora) acerca do Folding basta dizer que este programa utiliza o máximo do seu GPU (100%), o que nos permite verificar com eficacia todas as temperaturas em carga máxima. Tambem efectuamos os testes em quatro tipos de caixas difrentes: uma organizada e refrigerada a ar, uma organizada mas com pouca refrigeração a ar e uma caixa com boa refrigeração mas desorganizada (cabos,ligações,etc...) e, por fim, uma desorganizada e com má refrigeração.
Os resultados podem ser vistos nos gráficos em baixo:









Como se pode ver, o cooler consegue suportar as temperaturas e refrigerar correctamente, desde que a caixa do seu computador esteja organizada e com uma boa capacidade em termos de refrigeração. Na ultima caixa testada (com má desorganização e má refrigeração) notamos um aquecimento com a placa em carga. Isto poderá reduzir a vida útil da placa, bem como aumentar o risco de problemas na mesma ou em componentes adjacentes.


..:: Consumo ::..

Para finalizar, iremos testar uma área que, para quem pretende gastar pouco na conta da luz, é importante. A Asus afirma que a placa consome menos 21% de energia do que a sua anterior geração. A propria placa foi fabricada a pensar na economia e em ser amiga do ambiente (lembra-se do formato da árvore no cooler?). Mas irá passar o teste e conseguir poupar o seu dinheiro na conta da energia electrica?
 


Pelo que testamos, pudemos dizer que ficamos muito admirados com o pouco consumo da placa. Enquanto em espera, a palca consome apenas 12watts. E mesmo quando "forçada" a trabalhar ao máximo consome cerca de 50 Watts. Para ter um ponto de refrencia, quando se reproduz um filme bluray a placa consome somente cerca de 21 watts.
A Asus conseguiu tornar a placa ecológica? Numa palavra: Sim!

..:: Conclusão ::..

A Asus Bravo 220 foi projectada para ser utilizada em media centers e computadores de sala, pelo que não estariamos, a partida, essperar obter uma performence muito alta em alguns jogos. No entanto,e  apesar de a placa não suportar muitas tecnologias nem mesmo SLI, consegue reproduzir jogos casuais sem problemas.
A Qualidade da imagem nos filmes de alta definição é muito boa. A iclusão do software da Bravo Media Center e do pequeno sensor de luminosidade tamvbem são uma mais valia para placa.

No entanto, não pudemos deixar de reparar em certos pormenores importantes. Apesar da disponiblidade do CD com as drivers e o software, não é possivel encontrar a placa listada no site de suporte da Asus, o que impossiblita de recuperar as drivers bem como o software da Bravo Media Center. É um ponto que devia ser mudado urgentemente, mas falhou. Tambem um ponto negativo será no manual. Este apesar de estar com,pleto e com diversas imagens, apenas se encontra em Ingles, o que pode dificultar certos utilizadores.


O TugaTech gostaria de agradecer a Asus Portugal pela disponibilidade do Hardware para este teste.

Análise realizada pelo "DJPRMF" para o TugaTech - http://tugatech.com.pt
Proibida a cópia sem autorização do mesmo







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech