Desde os meados de 2012 que a Google disponibilizou no sistema Android a possibilidade de verificar, previamente à instalação, as aplicações, com o objetivo de detetar possíveis aplicações maliciosas. Apesar desta funcionalidade pretender ajudar os utilizadores, muitas vezes acaba por não ser utilizada, ou não garante a proteção de aplicações instaladas antes da disponibilização da mesma.
Para combater este problema, a Google irá disponibilizar um serviço de monitorização permanente das aplicações instaladas, informando o utilizador caso seja detetada alguma aplicação maliciosa.
Desta forma, de acordo com a mensagem publicada no blog oficial do Android, mesmo que uma aplicação tenha sido instalada previamente à ativação do serviço de verificação da Google, os utilizadores poderão ainda beneficiar desta camada de segurança.
A funcionalidade irá permitir a verificação de todas as aplicações, não apenas no momento da instalação.
Esta funcionalidade irá ser disponibilizada para todos os equipamentos Android na versão 2.3 ou superior brevemente, a partir da atualização dos Serviços da Google Play.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!