1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#26 Re: Placa Grafica - em Sex 29 Ago 2014 - 16:50

Jamaria

Avançado

Boas, caro amigo as diferenças entre o Toshiba Satelitte L50-B-127 e o Toshiba Satellite L50-B-1JU são a no pocessador. O L50-B-127 tem o I7-4500U velocidade de relógio : 1.80 / 3.00 Turbo GHz. O L50-B-1JU tem o I7-4510U - velocidade de relógio : 2.00 / 3.10 Turbo GHz. resumindo o 1JU tem um processador mais recente/mais rapido logo pelo mesmo preço 799€ é a melhor opção. Já agora sabe me dizer qual é autonomia do HP Pavilion 15p003np?

 

Cpts

 

Jamaria

Ver perfil do usuário

#27 Re: Placa Grafica - em Sex 29 Ago 2014 - 17:26

DJPRMF

Administrador
avatar

Realmente o processador é diferente. Não sei o que me escapou anteriormente. Razz

 

Em todo o caso, a diferença entre os processadores é insignificante. Não existem diferenças de desempenho entre um e outro. Alias, nenhum dos dois é "mais recente", pois foram ambos lançados próximos da mesma altura. E o clock de diferença é mínimo...

 

Não compensa pagar mais pelo mesmo desempenho que teria no modelo mais barato...

 

Quanto ao HP Pavilion 15p003np, a autonomia deverá ser similar aos da Toshiba. No site da HP não encontro informações neste sentido...

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#28 Re: Placa Grafica - em Sex 29 Ago 2014 - 18:07

Jamaria

Avançado

Ok.Em termos de marca a Toshiba é mais credível/fiável equipamento superior em relação á HP assim como assistencia tecnica é melhor?Concorda com esta afirmação?

 

Cpts 

 

Jamaria

Ver perfil do usuário

#29 Re: Placa Grafica - em Sex 29 Ago 2014 - 18:14

DJPRMF

Administrador
avatar

Nesse aspecto varia consoante a quem pergunte. 

Na minha opinião, considero que a HP possui componentes de melhor qualidade e um suporte pós-venda superior ao da Toshiba. No entanto, como referi, isso varia consoante a pessoa a que pergunte. Smile

 

No final, são ambas boas marcas. Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#30 Re: Placa Grafica - em Dom 31 Ago 2014 - 15:08

nlgpinto

Utilizador
avatar

Boas, eu não sei se a Nvidia é melhor ou pior que a AMD no que toca a portáteis, mas uma coisa posso dizer com certeza. Se comprar um portátil com gráficos alternáveis da AMD, prepara-se para ficar desiludido.

 

Em geral os portáteis com gráficos alternáveis, fazem a alternância entre a gráfica integrada e a gráfica dedicada (de maior desempenho) automaticamente, conforme as necessidades da aplicação que estiver a correr. O problema é que esta “alternância” raramente ocorre (pelo menos do lado da AMD), e em 99% das vezes estará a usar a gráfica integrada, e isso é mau para certas aplicações como jogos de computador.

 

A não ser que a BIOS permita desativar a alternância automática, coisa que muitos portáteis não permitem, esqueça os jogos.

 

Nota: Eu não sei se a Nvidia é melhor nesse capítulo, mas já ouvi falar bem do sistema deles.

 

Quanto à HP, desaconselho totalmente, em especial se tiver gráficos alternáveis, porque a HP gosta de usar os seus drivers costumizados, o que significa que não vai poder instalar drivers do fabricante (das gráficas) para optimizar o desempenho em certos jogos (pelo menos é essa a minha experiência com HPs com GPUs da AMD). E acredite, os drivers da HP são criminosamente maus, ao ponto de desativar funcionalidades da GPU.

AH! E não pense em atualizar a versão do Windows que vem de origem, porque a HP só suporta o OS que vem com o portátil, e é comum perder funcionalidades com o upgrade do OS (o que também acontece com portáteis de outras marcas), a não ser claro que queira instalar drivers hackiados, que no limite até podem avariar o portátil.

E já nem falo do software que eles metem nos mesmos, que é horrível.

 

Eis aquilo que eu recomendo:

Teste o portátil imediatamente após a compra:

1) Teste de stress ao CPU e GPU para verificar se o sistema de arrefecimento é adequado, caso contrário devolva o portátil.

2) No caso dos CPUs da Intel, verificar se o Turbo Boost (caso tenha) liga quando o portátil está ligado à corrente (durante o teste referido em cima). Caso contrário devolva o portátil.

3) Atualizar os drivers da gráfica no site da Nvidia ou AMD, se perder funcionalidades (ex. Deixar de poder regular a luminosidade do monitor) devolva o portátil;

4) Ir à Bios e verificar se existe um modo de desativar os gráficos alternáveis. Caso contrário devolva o portátil;

5) Verificar se existe alguma forma de controlar manualmente a velocidade da Fan do sistema. Caso contrário devolva o portátil.

6) Testar a Bateria, deixando o portátil ligado em idle até este desligar, para ver se a autonomia é aquela que eles dizem, caso contrário devolva o portátil.

 

Nota: Prepare-se para devolver vários portáteis.

 

Se quiser um HP, a gama ENVY é a melhor escolha.

 

Quanto a marcas, eu considero a Toshiba e a ASUS as melhores em termos de preço/qualidade. Mas é só a minha opinião.  

Ver perfil do usuário

#31 Re: Placa Grafica - em Dom 31 Ago 2014 - 15:12

DJPRMF

Administrador
avatar

O problema da "alternancia" da gráfica é algo que, pessoalmente, penso que afecta todos os sistemas, sejam Nvidia ou AMD. Alias, a gráfica nesse aspecto nem possui qualquer impacto, pois é algo mais da motherboard/BIOS.

 

No entanto, este problema não é muito expressivo se o sistema possuir as drivers mais recentes de cada marca. Wink

E, obviamente, a BIOS atualizada...


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#32 Re: Placa Grafica - em Dom 31 Ago 2014 - 16:11

nlgpinto

Utilizador
avatar

Isto não é uma questão de AMD vs Nvidia. Isto é um problema específico dos portáteis e do sistema de gráficos alternáveis. Se os da Nvidia não são melhores, então é grave, porque os da AMD são lixo.

Atualizar a BIOS nem sempre resolve o problema, aliás por vezes até cria novos problemas.

Dou um exemplo:

Um amigo meu, tinha um problema nas portas USB 3.0, que por uma qualquer razão deixavam de funcionar aleatoriamente .

Resultado, o problema era um bug na BIOS.

 

O rapaz atualizou a BIOS (porque a versão mais recente corrigia o problema) e surpresa, surpresa, ficou sem a opção de desativar os gráficos alternáveis automáticos. Resultado teve de voltar a reinstalar a versão anterior.

Eu considero isto um um problema GRAVE!

Outro problema é que a HP costumiza os seus próprios drivers (não sei se todos os fabricantes fazem o mesmo, mas o meu outro portátil da System76 não tem drivers customizados e funciona às mil maravilhas). Se és Gamer, e queres drivers mais recentes para aquele jogo XPTO, ….AZAR! Porque a HP não se dá ao trabalho de lançar atualizações. E a diferença entre os drivers da HP e os oficiais da AMD chega a ser de mais de 10fps em alguns jogos.

Eu considero isto uma diferença substancial

 

Ora se eu pago pela gráfica dedicada, é para usufruir plenamente dela, coisa que não é possível se não poder instalar drivers OFICIAIS do fabricante da GPU.

 

E à mais.... os drivers da GPU da HP por vezes desativam a aceleração da GPU para processamento de video. Ou seja, para a HP se usas o portátil para edição de video.... AZAR!

A única solução é instalar drivers hackiados!

Isto é normal?

 

Outra... à uns meses atrás tive uma atualização para um dos meus portáteis que é da HP, que resolveu desinstalar o HP Coolsense.

O que é o HP Coolsense, perguntam vós? É o programa da HP que controla a velocidade da fan do sistema. Resultado o portátil começou a sobreaquecer e andei uma tarde inteira a tentar arranjar uma forma de reinstalar o programa novamente, o que implicou, entre outras coisas, bloquear o programa de atualização da HP com a firewall.

Isto é normal?

 

Outra... à um mês atrás tive de limpar a fan do portátil e substituir a massa térmica. Resultado, tive de desmontar completamente o portátil só para limpar a porra da fan. Para realizar um SIMPLES acto de manutenção, obrigam um tipo a desmontar COMPLETAMENTE o portátil.

Isto é normal?

E a lista continua....

 

Ver perfil do usuário

#33 Re: Placa Grafica - em Dom 31 Ago 2014 - 17:54

DJPRMF

Administrador
avatar

Antes de tudo à que ver o funcionamento desta "alternância". A maioria das fabricantes estabelece um limite de utilização do GPU a partir do qual se passa da gráfica interna para a dedicada.

A verdade é que muitos dos problemas não são devido a essa alternância, mas sim dos próprios programas utilizados ou do limite elevado.

 

Por exemplo, alguns jogos podem apresentar o sistema com uma gráfica interna e uma dedicada, enquanto outros apenas apresentam uma dessas opções. O caso que mais me recordo é o titulo PES, que apenas detecta a gráfica integrada e causa problemas como a impossibilidade de jogar, mesmo que a gráfica dedicada seja mais do que suficiente.

Este problema é do próprio jogo, não muito da fabricante ou fabricante da gráfica...

 

O outro ponto já é mais da fabricante, sendo que podem impor uma "utilização" elevada do GPU integrado antes que o GPU dedicado "entre em acção".

 

E quanto às drivers, a maioria das fabricantes (e, por experiência, sei que a HP também faz o mesmo) não existem diferenças a nível das drivers. Muitas das vezes são apenas as drivers oficiais da AMD com o logótipo alterado ou nem isso.

O que podem existir são as drivers desatualizadas. Quando a AMD disponibiliza drivers atualizadas, a HP pode demorar semanas ou mesmo meses para as disponibilizar no seu site.

 

Em todo o caso, só instala as drivers da fabricante quem quer. Nada impede que se vá ao site da AMD e faça o download dessas.

Em alguns sistemas de "duas graficas", porem, pode ser mesmo necessário utilizar as da fabricante, ou as drivers da AMD apenas podem não detectar o sistema como contendo a gráfica dedicada (ou seja, apenas detectam a integrada e não deixam instalar as drivers). Neste caso é que nada feito... Sad

 

Quanto ao ponto da manutenção, isso não é so da HP Razz

Já vi muitos portáteis, e de várias marcas, que são bastante difíceis de desmontar para tarefas simples. Depende mais do modelo do portatil, não da fabricante... Mas isso é o menos. Smile

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#34 Re: Placa Grafica - em Dom 31 Ago 2014 - 19:24

nlgpinto

Utilizador
avatar

Eu não sei se agora esse sistema está melhor do lado a AMD ou não, mas no meu portátil nenhum jogo reconhece a gráfica dedicada, a não ser que mude a alternância automática para o modo fixo, na BIOS. Aí já dá sem problemas. Mas isso sou eu que tenho a sorte de ter essa opção, conheço gente que não tem e têm os mesmo problemas que eu.

Fora disso, nunca tive sorte com esse sistema, pelo menos do lado da AMD. E não sou o único a ter problemas, há vários fóruns de pessoal a reclamar disso.

 

“O que podem existir são as drivers desatualizadas. Quando a AMD disponibiliza drivers atualizadas, a HP pode demorar semanas ou mesmo meses para as disponibilizar no seu site.”

 

DJPRMF, se a HP fornece atualizações do drivers das gráficas, disponibiliza aí um link porque eu não conheço. Não digo que não exista, mas não conheço. Do meu portátil nunca houve atualizações. Os que estão no site da HP são os mesmo que o portátil tinha de origem, que são de 2011 (julgo) desde essa altura já houve várias atualizações e até agora da HP, Zero. Até te deixo a versão do meu portátil HP DV6 6190sp.

 

Quanto a instalar drivers oficiais dos fabricantes das gráficas, da Asus e da System76 sei que é possível porque tenho experiência com ambas as marcas.

 

Já com a HP não é assim. Pelo menos no meu caso, e no caso de 2 amigos meus, os drivers oficiais da AMD não funcionam. É que nem sequer dá para instalar. As razões são exatamente as que referis-te.

Curiosamente, houve uma altura em que dava, o problema, no meu caso, é que perdia a possibilidade de usar os gráficos alternáveis e de regular a luminosidade do monitor. Ou seja, só podia usar a GPU dedicada e ficava com a iluminação do monitor no máximo, o que não era grave.

Mas agora, já nem isso dá para fazer.

Os únicos drivers atualizados da AMD que funcionam no meu portátil são os deste site http://leshcatlabs.net/, e mesmo assim com muitos BSODs.

 

Em termos de diferenças, depende. Na maioria das aplicações realmente não há diferença. Mas em alguns jogos sim, já fiz esse teste e a diferença em casos pontuais chega a ser de +/-10fps, e isso não é insignificante. Para além disso quando uso os tais drivers Hackeados consigo usar a aceleração da GPU durante o processamento de video, e isso também não é insignificante.

 

“Muitas das vezes são apenas as drivers oficiais da AMD com o logótipo alterado ou nem isso.”

 

Não ponho isso em causa mas, se isso é verdade para a HP, então porque não é possível instalar drivers do site da AMD? E porque é que existe um site com drivers “hackeados” para portáteis da HP?

 

“Quanto ao ponto da manutenção, isso não é só da HP”

Eu não disse que era um problema exclusivo, eu disse só que é um problema . O meu System76, por exemplo não tem esse problema, nem nenhum dos que referi em cima, mas também foi bem mais caro.

 

Que fique claro, que isto não é nada contra a HP em concreto. Não acho bem é que um tipo gaste o dinheiro e fique com um portátil que só dá 80% do seu potencial. Isso para mim é um produto defeituoso. Logo se o OP acabar com um portátil com problemas destes deve devolve-lo a precedência e sem contemplações, se um tipo paga não é para se contentar com 80%.

E a maioria dos portáteis da HP que tive o desprazer de usar (e já foram alguns), invariavelmente veem defeituosos de fábrica, e com problemas que não se limitam só aos aos que referi.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech