Antes de tudo, nem esteja a pensar mudar uma ROM num sistema de marca branca. Se tinha pouco suporte antes, ao alterar a ROM viola a garantia e acaba sem nada.
E não é pelo número de ROMs que se estipula a qualidade da marca.
As marcas brancas possuem preços mais competitivos porque utilizam componentes, na maioria dos casos, mais baratos e de menor qualidade. E, na generalidade, ainda possuem pouco ou nenhum suporte.
Basicamente é um jogo de roleta russa: tanto pode adquirir um smartphone de marca branca e este durar vários anos sem qualquer problema, como acabar por gastar 100 euros ou mais num smartphone e este acabar virando um "pisa papeis" em poucos meses.
A marca dificilmente irá prestar algum suporte, pelo que, caso tenha algum problema ou necessite de ativar a garantia, o mais certo é acabar "sozinho" e com um smartphone caro que não pode utilizar.
Sinceramente, tendo em conta que existem alternativas de melhor qualidade, e de marcas reconhecidas, praticamente ao mesmo preço, não faz muito sentido pensar sequer em adquirir um equipamento de marca branca...
Poupa alguma coisa em optar por um equipamento de marca branca? Na generalidade dos casos, sim. Mas agora veja, a longo prazo, se compensa poupar 5 ou 10 euros e entrar "no jogo" das possibilidades que referi em cima, quando podia ter um equipamento de qualidade e com suporte minimamente aceitável...
Relativamente ao "seguro", não sei se não está a fazer confusão com a garantia. É que são duas coisas diferentes...
Algumas lojas oferecem extras para a garantia, mas, a nível de seguros propriamente ditos, seria a primeira vez que veria alguém a realizar um seguro de um smartphone de entrada de gama.