Estou-me a alongar um pouco nesta explicação também para o esclarecer, pois as duvidas parecem estar um pouco mais do seu lado (e acredito que muitos outros utilizadores também tenham o mesmo pensamento que o seu) e, em ultima analise, será também útil para o utilizador "KinyuOne" caso decida comprar por essa forma.
Esse não é o procedimento normal, como alias está referido no próprio link da Amazon. Isto tendo em conta que a "substituição" que refere foi realizada no mesmo dia ou pouco depois (não após mais de 2/3 dias).
Podem até enviar um equipamento de substituição, mas será algo muito especifico (por exemplo, algum acordo com os fabricantes estabelecido com a Amazon) e, sinceramente, não acredito que assim seja. Mas o mais certo é que esse equipamento que recebeu foi a substituição da fabricante, não da Amazon.
Os termos da Amazon são claros no link que referi.
Mas falando fora da amazon, é assim que ocorre em qualquer outra empresa, quando os produtos não são adquiridos directamente ao fabricante...
Vou dar um exemplo: se eu comprar um Moto G na operadora portuguesa X, e mais tarde quiser ativar a garantia, essa garantia será providenciada pela Motorola, não pela operadora "X".
A "X" apenas trata da logística.
A operadora "X" pode, efectivamente, fornecer-me um equipamento de substituição, mas não é esta que repara o equipamento (e de notar que pode fornecer, mas não é, por lei, obrigada).
A "X" não é obrigada a dar-me um equipamento de substituição até que a garantia seja verificada, mas, na maioria dos casos e para a satisfação do cliente, fornecem um equipamento usado ou destinado a esse fim (se alguma vez ativou a garantia numa operadora nacional, será isso que deverão ter realizado).
Agora, se "desaparecer" com esse equipamento de substituição, o mais certo é passar para um crime...
O mesmo ocorre com a Amazon. A Amazon trata da logística, mas, neste caso, duvido seriamente que tenha sido a amazon a fornecer um equipamento de substituição (seria a primeira vez desde que a Amazon foi fundada que isso ocorreria ).
Citando a Amazon:
"(…) In the event that your item can't be repaired but is still under the manufacturer's warranty, we'll issue a replacement or, if a replacement isn't available, you'll be refunded in full. "
Traduzindo será algo como: no caso de um item não conseguir ser reparado pela fabricante, mas ainda se encontrar dentro da garantia do fabricante e dos termos desta, a Amazon e/ou o fabricante (dependendo de onde esteja o stock) irá providenciar um equipamento similar/igual ou, se não estiver disponivel uma alternativa, será reembolsado. Isso está ai descrito porque é algo que é obrigatório em qualquer garantia limitada de qualquer produto, não devido à Amazon directamente.
Dando o seu exemplo, o equipamento que recebeu da Amazon não terá sido por ouvir a palavra "descontente", mas sim porque a fabricante assim viu que não poderia reparar o equipamento (por qualquer razão que seja) e, como se encontrava dentro da garantia, forneceu a alternativa (dentro dos 10 dias legais)
Mas se a fabricante tivesse estipulado que, por alguma razão, a garantia tinha sido violada ou o dano não se encontrava abrangido por esta, contactavam-no a informar dos custos de reparação e, a partir dai, tinha duas hipóteses:
- Ou pagava os custos da reparação;
- Ou recebia o equipamento danificado de volta
A Amazon não lhe envia um equipamento sem ter a confirmação do fabricante. É certo que, sendo a Amazon, os fabricantes tendem a responder um pouco mais rápido. A Amazon estipula que os fabricantes, para venderem pela sua loja, tenham de responder às questões de garantia dentro do prazo de 10 dias. Se a fabricante não aceita esses termos, não pode vender algo pela Amazon...
A amazon é apenas uma loja de retalho (como as operadoras ou supermercados). A Amazon não é o fabricante nem fornece qualquer garantia destes.
Alias, é por isso que cada equipamento vendido costuma possuir um registo à parte (junto com as instruções) relativo à garantia.
Por fim, basta também pensar um pouco para ver que isso nem faria muito sentido do ponto de vista financeiro.
Ou seja, pela sua explicação, a Amazon enviou o equipamento de substituição mesmo antes de contactar a fabricante e de esta ter referido que a garantia não tinha sido violada, certo?
Ora, então imaginemos que a fabricante depois dizia à Amazon que a garantia tinha sido violada e que não lhe reparava o mesmo. Mas se você já possui o novo equipamento, iria ter de o enviar novamente à Amazon? Se assim fosse iria existir muita gente a "roubar" equipamentos da Amazon. (era bom se formos a ver )
A amazon não possui nos seus cofres milhões de dólares por enviar equipamentos de substituição iguais sem antes saber que não irá perder nada com isso. Se assim fosse, qualquer um podia enviar um equipamento dizendo que estava danificado, receber um novo da Amazon e depois "fugir" com esse novo equipamento. Era a Amazon que iria ficar com o estrago/dano financeiro?
Se a fabricante não o repara, vai a amazon ficar com o peso do pagamento?
Se vir bem esta ultima explicação, talvez seja mais simples de compreender.