Os últimos resultados financeiros da subsidiária portuguesa da operadora britânica voltam a trazer sentimentos mistos: o número de clientes baixa, as receitas sentem essa perda, mas na Internet fixa a operadora continua a “somar”.
A Vodafone Portugal “subtrai e segue”. A operadora portuguesa de telecomunicações voltou a perder clientes, pelo sétimo trimestre consecutivo: entre o segundo trimestre fiscal de 2013 e o deste ano, que terminou em setembro, a operadora perdeu 539 mil clientes.
A 30 de setembro a operadora registava 5,357 milhões de clientes em todas as suas áreas de negócio. Estendendo a análise da perda de clientes até ao segundo trimestre fiscal de 2012, o valor já baixou perto de um milhão de clientes.
Mesmo registando um balanço negativo, na área da banda larga fixa a empresa continua a cativar consumidores. No espaço de um ano a Vodafone mais do que duplicou o número de clientes neste segmento de negócio: de 133 mil para os 276 mil que tem atualmente.
A perda no número total de clientes tem um impacto direto nas receitas da empresa que no espaço de um ano viu os seus resultados baixarem 24 milhões de libras, o equivalente a 30 milhões de euros. A Vodafone Portugal fechou o segundo trimestre do ano com receitas de 185 milhões de libras, cerca de 236 milhões de euros.
A receita média por utilizador (ARPU) aumentou ligeiramente em comparação com igual período do ano passado, dos 12,10 euros para os 12,20 euros. Olhando para a divisão entre clientes em contrato e clientes em pré-pago, houve uma quebra no ARPU do primeiro grupo para os 24,1 euros – de 28,5 -, e no segundo grupo as receitas médias baixaram 20 cêntimos, situando-se atualmente nos 8,20 euros.
Os clientes em modelo pré-pago representam 74% dos utilizadores dos serviços de telefonia móvel da Vodafone Portugal.
A operadora revelou ainda alguns resultados relativos aos valores de consumo do mercado português, com destaque para os 5.333 Terabytes (TB) de dados consumidos através de Internet móvel.
Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/vodafone_portugal_perde_clientes_pelo_setimo_1421464.html
Última edição por Smeek em Qua 12 Nov 2014 - 18:13, editado 1 vez(es)