1. TugaTech » Hardware » Overclock e Modding

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Rangnarok

Utilizador
avatar

Boas! Voltei à cargaaa!

 

Finalmente recebi o CPU, deixei o meu antigo PhenomII x4 970, e passei para o FX-8350! sad

 

Agora está na hora de me virar para o OC deste Bulldozer, que pelo que vejo, é muito bom para OC.

 

O problema está que não consigo estabilizar isto, e está farto de me dar BSODs 

 

A par com o CPU chegou também a RAM nova, duas Ripjaws Z 2400mhz CL10 (2x4GB), que me parece que a minha Asus Crosshair V Formula (non-Z) não consegue manter a 2400mhz..

 

Já tenho o VCore a 1.38 quando stock é 1.36, mas ainda assim nao consegui fazer nada disto... alguma ideia do que se possa passar?

 

Já agora há aqui outra questão.. Na lateral da MB tem uma ligação de 22 pinos que sempre teve apenas 18 pinos, ficando 4 sem utilização, que os liguei para o caso de serem necessários, no entanto parece-me que não me estão a ajudar em nada..

 

Espero que me consigam ajudar!

 

Cumps Wink

 

EDIT: Para o primeiro OC guiei-me por este vídeo, pois é praticamente a minha build, exceto que ele tem 1333mhz de RAM e eu tenho 2400mhz.. espero que não esteja a pensar erradamente..

 

 

Ver perfil do usuário

Rangnarok

Utilizador
avatar

Bem, pelo que acabei de ver no site da Asus ao comparar as duas Crosshair V Formula/Z, a minha, non-Z só aguenta RAM até 2133...

 

http://www.asus.com/pt/Compare/

 

Ou seja, terei de limitar a RAM a 2133mhz, o que já fiz. Agora tenho aqui outro "problema"... eu na bios coloquei o CPU Voltage (VCore) a 1.38 para ter essa voltagem fixa, e no CPU-Z acusa ter 1.36, o que já me fez ter um BSOD ao tentar subir para 4.8Ghz.. neste momento tenho 4.7Ghz..

 

Ver perfil do usuário

Rangnarok

Utilizador
avatar

Bem, parece que consegui estabilizar isto a 4.6Ghz, no entanto o Core Voltage continua sem estar estabilizado num valor fixo... que estranho.

 

Provavelmente alguma outra configuração na BIOS que me esteja a atrapalhar o OC..

 

Se alguém me conseguir ajudar, maravilha Wink

Ver perfil do usuário

lcmmonteiro

Técnico

segundo as informações da AMD, as memórias só trabalham entre 1600 e 1866 MHz, ou seja, em board com 4 módulos se tiverem os 4 slots ocupados as velocidades baixam para os 1333 MHz em dual channel, se tiverem em single channel já trabalham a 1600 MHz. Se tiver dois módulos disponíveis e dois ocupados já sobem para ps 1600 MHz.

 

Nas boards com apenas 2 módulos as  velocidades já vão até 1866 MHz.

 

Isto com os processadores FX no modo normal.

 

Em OC, não acredito que vá para além dos 2133 MHz, até porque os cpus FX não conseguem muito mais.

 

Agora  vamos aos passos para um correcto OC nesta board:

 

 

Certifique-se que na UEFI BIOS está no Advanced Mode.

 

Selecione o primeiro Extreme Tweaker tab.

 

Vamos colocar o ratio do cpu a 24 que vai fazer aumentar o clock para 4800 MHz.

 

Vamos definir os valores da memória DDR3 1866 MHz (depois de estar tudo a funcionar, podemos testar um valor mais alto).

 

Agora vamos à página CPU & NB Voltage: certifique-se que está no modo manual.

 

Acerte a voltagem para 1.5V. Vai mostrar em vermelho mas está ok. Aqui não aumente muito mais.

 

Volte atrás ao  DIGI+ Power Control Menu

 

Defina o CPU Load Line Calibration para Ultra High

 

Próximo passo em cima seleccione em Advanced e entre no menu CPU Configuration.

 

Defina Cool ‘n’ Quiet para Always Disabled.

 

Certifique-se que  C1E está no modo Disabled.

 

Pode, se desejar fazer disable Core C6 State, que controla o core idling

 

Certifique-se que salva o perfil do overclock as a Profile no menu Tool, se algo de errado acontecer, pode carregar rapidamente.



Por fim, prima F10 e salve as alterações e reinicie o sistema.

 

 

Agora entramos no modo de testes: com o overclock aplicado entre no Windows e faça um teste de stress ao cpu. Monitorize sempre as temperaturas (pode utilizar o AI Suite) e controle as frequências (CPU-Z). O cpu deve estar a trabalhar a 4.8 GHz, podem ocorrer algumas flutuações. Note que as temperaturas vão subir consideravelmente, provavelmente na ordem dos 49 a 50º C. Para este cpu é algo aceitável.

 

Pergunta: Está tudo estável? Se sim, óptimo! Passemos agora à redução da voltagem que aplicámos a 1.5V.

 

Volte à bios e reduza a voltagem para 1.49 V, não mexa nas frequências. Provavelmente não vai conseguir baixar mais porque é capaz de notar alguma instabilidade.

 

No máximo pode alterar a Load line calibration para extreme or high mas, provavelmente aqui não terá muito espaço de manobra para alcançar os 4.8 GHz.

 

Dê feedback depois Wink

 


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
Ver perfil do usuário http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids https://plus.google.com/+LCMMAssist%C3%AAnciaT%C3%A9cnica24Horas

Rangnarok

Utilizador
avatar

Obrigado monteiro.

 

Vou testar dessa maneira a ver se resulta Wink

 

Esta MB tem 4 slots para ram mas tenho apenas 2 a ser utilizados. No entanto pelo que vi no site da asus ao comparar com a formula-z, a minha a RAM só vai até aos 2133 Wink

 

Já volto com novidades Wink

Ver perfil do usuário

Rangnarok

Utilizador
avatar

Bem, só a fazer o CPU Burner da FurMark a temperatura foi aos 67º.. cool

 

 

 

 

EDIT: Mal meti o Prime95 a correr, travou o sistema, tive de desligar na fonte.. depois ia a iniciar o sistema e mandou abaixo.. laugh esta não percebi, agora..

Ver perfil do usuário

lcmmonteiro

Técnico

que fonte está a utilizar?

 

e que cooler no cpu tem?

 

a caixa tem ventilação?

 

tente baixar o ratio para valores mais baixos, por exemplo 20. e  faça um novo teste.

 

se estiver estável, vá aumentando em incrementos baixos


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
Ver perfil do usuário http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids https://plus.google.com/+LCMMAssist%C3%AAnciaT%C3%A9cnica24Horas

Rangnarok

Utilizador
avatar

Boas

 

A fonte é uma Cooler Master de 700w, o Cooler do CPU é um Cooler Master Nepton 280L a caixa é uma Thermaltake Core V31, acho que tem boa ventilação

 

Pois, eu fiquei admirado quando disse para meter o CPU ratio em 24, mas como o stock é 20, nem foi uma subida assim tão grande.

 

Com o CPU Ratio a 20 terei de colocar o CPU Bus Frequency a 240 para obter os 4.8Ghz.

 

Nao sei se viu o vídeo pelo qual me guiei, pois houve algumas alteraçoes que eu já tinha que o Monteiro nao referiu no post, nomeadamente na tab DIGI+ Power Control Menu onde tem o Over-current protection, o Jay nao fala apenas em alterar o CPU Load Line Calibration como também altera a Over-Current para 130%..

 

Embora se colocar os settings exatamente como desse vídeo, ao correr o prime dá-me falhas no prime95 passados 2/3 minutos em um ou dois cores..

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda Wink

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Acho que é importante sublinhar uma coisa antes de tudo.

Note que o overclock, apesar de ser algo relativamente seguro de ser realizado, ainda necessita que tenha conhecimento do que está exatamente a mudar.

 

Não se deve guiar apenas por um ou outro video/texto que leia. Todos os sistemas possuem diferenças, pelo que o realizado num pode não corresponder a outro (até mesmo se o sistema parecer ser idêntico).

 

Alem disso, deverá estar sempre ciente do que está a alterar. Não deve começar a alterar sem primeiro saber exatamente o que faz.

A maioria dos componentes atuais possuem medidas de segurança que previnem danos de maior em caso de overclock exagerado ou mal realizado, mas mesmo assim, a possibilidade de danos está sempre "na esquina".

 

É relativamente seguro alterar valores como o ratio do processador ou velocidade da memoria. Na pior das hipoteses, apenas necessitará de realizar o reset das definições da BIOS manualmente.

No entanto, quando começa a envolver alterações de voltagens ou relacionadas com a energia, existem sérias possibilidades de algo acabar mal.

 

Além disso, note sempre que não basta aumentar um componente e esquecer-se dos restantes. Alterações, por exemplo, na velocidade da memoria terão igualmente impacto no processador, gráfica,etc...

 

Não queira por a carroça à frente dos bois (como bom freguês diz Razz ). Comece por realizar algum overclock simples, sem grandes aventuras. Com o tempo, quando se sentir mais confiante e tiver um pouco mais de conhecimento do sistema, pode começar a alargar o mesmo.

E aqui fala-se de meses, não de dias. Não deve estar a tentar "puxar" o maximo do sistema apenas algumas horas depois de o ter montado... principalmente se não se sentir confiante para o fazer ou se ainda nem tiver total conhecimento do que a BIOS possui ou o que cada termo quer dizer...

 

O número de Ghz no processador não é sempre o mais importante, mas sim a estabilidade e o desempenho final que dai obtem. Ter o processador a "100Ghz" e depois acabar com um sistema sempre a bloquear ou a sobreaquecer nas mais pequenas tarefas não é propriamente um "bom" overclock. Pode ser para as imagens do CPU-z, mas não para o mundo real...

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Rangnarok

Utilizador
avatar

Boas DJPRMF

 

Eu tenho noção disso, tanto que no PhenomII consegui chegar aos 4.0 Ghz com um OC estável, tanto que apresentei aqui o OC com os resultados.

 

As alterações que fiz agora para este OC foram basicamente as que fiz no anterior PhenomII com exceção da voltagem, que no PhenomII deixei sempre na voltagem stock. A cor da voltagem só fica a vermelho quando está a 1.50, daí para baixo, está sempre a amarelo, até ao 1.36 que fica a preto (stock).

 

Atualmente estou com este OC:

 

4.6Ghz - V Core 1.49 na bios, CPU-Z a acusar 1.48 - Max Temp: 58º 

 

Ver perfil do usuário

Rangnarok

Utilizador
avatar

Aqui fica o resultado do programa ROG RealBench, não sei se alguém usa:

 

4.4Ghz max temp: 37º

 

Ver perfil do usuário

lcmmonteiro

Técnico

Pessoalmente e, por conhecer a gama FX da AMD, considero que os passos que indiquei são os mais seguros e recomendados.

 

Não recomendo mexer na frequência do bus, muito menos sem o conhecimento e a experiência necessários.

 

Quando olhamos para um processador com o multiplicador desbloqueado seja as versões K da intel ou estes FX, devemos limitar-nos a respeitar as indicações dos fabricantes e, mexer apenas no multiplicador do clock. Aqui temos uma margem de segurança "extra", onde temos os pontos que o DJPRMF indicou, ou seja, o hardware atual já vem com protecções incorporadas que na maioria das vezes conseguem suspender a alimentação e voltar ao estado de fábrica, impedindo que os mesmos sofram danos irreversíveis.

 

 

Ao seguir os passos que indiquei consegue atingir valores através da multiplicação até aos 24 que perfazem os 4.8 GHz e não mexe na voltagem, no máximo tenta reduzir a mesma procurando sempre a estabilidade, que foi o que recomendei.

 

Se vai mexer na frequência do bus, que de fábrica, se a memória não me falha, pois estou a escrever sem ler para os comentários anteriores, é de 200 MHz. multiplicando 24 x 200 temos 4800 MHz ou 4.8 GHz, em princípio estáveis.

 

Se respeitou as minhas indicações e não conseguiu a estabilidade, então não deve mexer em mais nada... deve procurar baixar o multiplicador, tal como referi no comentário anterior. Realizar novos testes e quando atingir a estabilidade ir aumentando com incrementos ligeiros até encontrar o chamado ponto de equilíbrio.

 

Chamo a particular atenção para os testes que está a realizar pois apesar de não estar a programar o overclock correctamente e, mesmo que o fizesse, o tempo dos testes é muito reduzido. Ou seja, para encontrarmos a estabilidade 99.99% por vezes precisamos de correr testes entre 24 a 48 horas exaustivamente. E por vezes não são suficientes. Agora imagine o tempo que os seus testes correram...

 

Concluindo, considero que nesta fase, a não ser que seja algo que precise mesmo, não haja justificação para estar a correr sérios riscos.

 

Investiu bastante dinheiro nessa configuração que até ao dia de hoje é capaz de correr qualquer aplicação para além do médio / alto...

 

Recomendo que dê algum uso normal aos componentes, usufrua ao máximo a sua alta capacidade de performance para os dias atuais e, mais lá para a frente, comece com calma a ponderar o OC.

 

A não ser que haja alguma aplicação que necessite mesmo de mais do que aquilo que essa configuração permita... mas com o investimento que fez, se necessitasse teria optado por outros componentes... penso eu..

 

Se não mudar de ideias e, continuar a querer apostar neste overclock, pense duas vezes: ou o faz de forma correcta respeitando as indicações dos fabricantes ou, corre o risco de pensar num eventual upgrade antes do tempo Wink


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
Ver perfil do usuário http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids https://plus.google.com/+LCMMAssist%C3%AAnciaT%C3%A9cnica24Horas

Rangnarok

Utilizador
avatar

Obrigado pelo esclarecimento Monteiro.

 

Realmente tinha ideia que o multiplicador era o ultimo que se deveria mexer, ao contrário do Bus..

 

Sendo assim então irei colocar tudo em stock e iniciar novamente os passos que indicou, mas com o multiplicador a fazer atingir os 4.5ghz e testar a estabilidade.

 

Não penso passar dos 4.5 pois estou a pensar nesse valor para uso diário, mais do que isso só se fosse para benchmarks, nada mais.

 

 

 

EDIT:  Com as indicaçoes dadas conforme o primero post, coloquei tudo como disse, exceto o CPU Ratio que coloquei a 22.5 e Core Volt a 1.49.. mal começou o prime95, freezou o sistema...

 

Sinceramente nao entendo se o problema sou mesmo eu ou o componente, pois reduzi de 24 para 22.5x200 que dá os 4.5ghz e continua a acontecer o mesmo.. laugh

Ver perfil do usuário

lcmmonteiro

Técnico

o multiplicador é a forma mais simples de se fazer um overclock rápido e sem conhecimentos.

 

o melhor overclock é através do aumento da frequência do bus, tal como tinha feito de inicio mas, para aumentar este tem que baixar o valor do multiplicador... jamais conseguirá aumentar "tanto" em simultâneo... vai ficar instável.

 

A AMD é acompanhada com o Memory Tuning (aqui pode fazer OC à memória), AMD Overdrive  (Teste de estabilidade e tuning ao cpu), 

 

Tem aqui o tutorial da AMD - http://sites.amd.com/us/Documents/AMD_FX_Performance_Tuning_Guide.pdf

 

Continuo com a minha opinião: se realmente tem essa configuração :

 

AMD FX 8350

Asus Crosshair V Formula

8 Gb DDR3 2400 MHz

Sapphire R9 280 Dual-X OC 3 Gb GDDR5

SSD Crucial MX100

 

etc...

 

não vejo necessidade em correr riscos para já...

 

Acredito que ainda não hajam aplicações que esta configuração não seja capaz de correr...

 

a não ser que seja algo que eu não conheça muito bem..

 

mesmo dos mais pesados, como a renderização, os 8 núcleos do cpu são capazes de processar a informação. para jogos mais de metade ficam a dormir :p


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
Ver perfil do usuário http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids https://plus.google.com/+LCMMAssist%C3%AAnciaT%C3%A9cnica24Horas

Rangnarok

Utilizador
avatar

Sim, é a configuração atual Wink

 

Então posso andar com o cpu nos 4.5ghz.. assim uma coisa soft.. até porque é só para gaming este pc.. mas pronto, enquanto junto para MB+CPU intel, arranjei este cpu para melhorar um bocado aqui a máquina.

 

De qualquer das maneiras agradeço os conselhos Wink já tenho tudo aponte numa folha para futuramente lhe dar aqui uns toques Smile

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech