No mesmo dia em que a Apple apresentou os seus novos equipamentos, a Google também revelou a nova versão do Android, o Android 5.1.
Esta versão conta com algumas melhorias e pequenas novidades. Ainda dentro da linha do Android Lollipop, não existem alterações significativas no sistema, sendo que as principais dizem respeito ao código interno e ao funcionamento deste.
Uma das novidades encontra-se na possibilidade de realizar chamadas telefónicas de qualidade “HD” que, segundo a Google, permite obter uma qualidade de som superior. No entanto, esta funcionalidade apenas será compatível com certas operadoras e sobre certos equipamentos.
Atualmente apenas as operadoras norte-americanas T-Mobile e Verizon suportam a funcionalidade.
Outro destaque para o novo suporte a dual-SIMs de forma nativa. Apesar desta funcionalidade já se encontrar há vários anos no mercado e em vários equipamentos, a adaptação do Android para o mesmo era realizado pelas operadoras. Com o Android 5.1 essa tarefa já se encontra de forma nativa no sistema.
Por fim, destaque ainda para a funcionalidade “Device Protection”, que permite bloquear ou eliminar os dados de um equipamento de forma remota. Esta funcionalidade também era similar ao que a Google já oferecia noutras versões do Android, mas com a particularidade de agora proteger o sistema mesmo que o equipamento seja restaurado para as definições de fábrica ou a ROM alterada.
Numa primeira fase o Android 5.1 apenas irá encontrar-se disponível para o Nexus 5, Nexus 7 WiFI de 2012 e Nexus 10.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!