Vários rumores surgiram esta semana em torno da nova versão do sistema operativo Android, que tem como nome de código Gingerbread, antecipando datas e alguns detalhes para a nova versão do sistema operativo de código aberto da Google. Várias fontes da especialidade afirmam mesmo que o Android 3.0 está quase finalizado, dando como certa a entrega aos fabricantes da nova versão já em Dezembro próximo.
Se vier a confirmar-se, esta será uma boa notícia para os fãs do Android, mas também para os fabricantes com planos para integrar o Android 3.0 em novos equipamentos, com a possibilidade desses novos produtos marcarem ainda presença na CES 2011 (Consumer Electronic Show), a primeira grande mostra tecnológica do ano.
A nova plataforma deverá ser adoptada por diversos fabricantes como são os casos da Samsung, Asus, HTC, Motorola, Acer, LG, MSI entre outros e espera-se que a nova versão desta plataforma seja especialmente aperfeiçoada para tablets. Sinal disto é o facto da LG, por exemplo, ter desistido de colocar no mercado um tablet baseado no Android 2.2 preferindo aguardar pela versão 3.0 do sistema operativo desenvolvido pela Google.
Entre as novidades está a nova interface de utilizador simplificada, com os próprios ícones a serem alvo de uma revisão para apresentarem um aspecto mais simples e limpo. Há também mudanças ao nível das cores e dos tamanhos dos itens associados a diversas funções, numa tentativa de tornar o sistema operativo mais intuitivo.
As mesmas fontes adiantam ainda que o Android 3.0 vai integrar suporte para vídeo-chamada, e suporte SIP para os utilizadores do Google Voice que vai permitir a recepção de chamadas na conta, via Wi-Fi ou rede móvel.
Tech4PC