Boas malta, tenho um portátil HP g6-1090 sp à uns anos. Processador i5 64bit, 4Gb de ram (inicialmente com 2Gb) e 600 Gb de disco. Veio com o win7 mas tenho sempre feito upgrades do sistema operativo (win 8 - win 8.1 - win 10).
Sempre funcionou na perfeição em termos de desempenho. Sou muito cuidadoso com o portátil, faço manutenção regular (limpo as entradas de ar, coloco massa térmica, etc...). Formato o computador com alguma regularidade (1 vez por ano) porque sou um pouco obcecado com a estabilidade do pc.
Tenho o pc relativamente leve no que diz respeito a software. Não tenho jogos instalados, não tenho anti virus, e tirando algum software de musica, office e acrobat, tenho o malwarebytes anti malware, De resto penso que não tenho software relevante para o desempenho do pc.
À uns meses a temperatura do pc começou a subir e a "hiperventilar" de uma forma anormal.
Comecei a reparar que a utilização do disco está constantemente perto dos 100%, a ventoinha do processador a "bombar" no máximo e a temperatura na parte esquerda do pc é tão alta que é quase impossível trabalhar.
A temperatura normal CPU é de 88ºC!!!! Ele nunca desligou mas....não dá...ele atinge esta temperatura nos primeiros 5 min de funcionamento!!!
O pc tem picos de intensidade irregulares de utilização de disco, cpu e alta ventilação. Quando estes acontecem, verifico no "task manager" que a utilização do disco refere-se a inúmeros processos como: Windows modulles installer worker", "Service host:Local System (network restricted), antimalware service executable (win defender)...E quando ligo o chrome e vejo videos no youtube ou outro tipo de player é o fim....
Já experimentei quase tudo:
- limpei o pc
- substitui a massa térmica (prai 2 vezes em 3 meses)
- desactivei o windows update
- formatei o pc com win 7, 8, 8.1
- substitui a ventoinha do processador e o dissipador de calor
- já tentei algumas coisa presentes na web como desactivas as tarefas de manutenção, baixar a prioridade do Tiworker.exe...
Já não sei o que fazer.
Podem ajudar?