Não pode remover diretamente esse widget porque faz parte do próprio CM Laucher... Desinstale este e pronto..
Quanto a essa explicação dos "técnicos" da Vodafone:
Não acredite em tudo o que lhe dizem. Basta uma rápida pesquisa no Google para ver que as aplicações de "limpeza da RAM" são puro placebo ou falsa publicidade.
O que esses técnicos lhe dizem é o que está na mentalidade de muitos, devido sobretudo a sistemas como Windows: mais ram livre é melhor!
isso não é o caso quando falamos de sistemas Linux (do qual o Android é baseado).
Sim, é provável que note alguma melhoria no desempenho após as executar e "limpar" a ram, no entanto é algo temporário. Não está a aumentar magicamente a RAM nem o desempenho do equipamento, pelo contrário. Apenas colocou um penso barato sobre o problema, mas este vai descolar-se rapidamente.
Certamente poucos segundos depois vai voltar a ter todas as aplicaçoes novamente ativas e a gastar o mesmo ou mais de ram. Pior, as aplicações vão consumir ciclos do CPU para serem novamente "abertas" que poderiam estar a ser utilizados para outras tarefas... Isso sim será o que consome mais desempenho e bateria...
Veja o seguinte: o Android "guarda" na ram a informação básica das aplicações que utiliza mais frequentemente. A RAM possui uma velocidade de acesso excepcional, pelo que é muito mais rápido ir "buscar" a informação à mesma do que abrir tudo novamente...
O Android coloca a informação das aplicações que mais utiliza na RAM para que, quando voltar a necessitar de ir a essa aplicação, possa abrir a mesma mais rapidamente e consumindo menos recursos.
Ao "limpar" a ram está a deitar isso tudo fora. Da próxima vez que for abrir a aplicação (ou que esta se abra em segundo plano) irá necessitar de muitos mais recursos (processador, RAM,etc) para ir buscar toda a informação ao armazenamento do equipamento. Uma aplicação que demoraria apenas 0.5 segundos a abrir se estivesse na RAM, devido à limpeza vai agora demorar 3+ segundos a abrir (e utilizar 50%+ do processador, e logo mais bateria).
Se, por ventura, o Android verifique que necessita de mais RAM para abrir uma nova aplicação, mas não a possui, o próprio sistema vai "libertar" essa ram removendo as aplicações mais antigas da memória. Não necessita de uma app para fazer essa tarefa: o próprio Android faz a mesma.
Os 20-30% de RAM livre que a Vodafone "aconselha", não estão a ser utilizados para nada. Logo está a perder todos os benefícios da mesma. Seria o mesmo que comprar um computador todo XPTO, por 5 milhões de euros, mas utilizar o mesmo apenas para jogar Pac-Man (exagero, mas percebeu a ideia )
Mas não se guie apenas por isso: faça o teste. Desinstale isso tudo e mantenha-se assim por alguns dias.
E, na maioria dos casos, é apenas efeito placebo. A grande maioria das aplicações vão voltar a ser executadas poucos segundos após carregar nesse botão de "limpeza".
Essa recomendação da Vodafone não faz qualquer sentido e pode-se dizer que é apenas um "enxuto" para não estarem a perder tempo consigo (sinceramente, no que toca a "sugestões técnicas" da Vodafone, e por algumas que "técnicos" desta já me deram, eu fugia delas).
Estas aplicações até poderiam ter alguma utilidade em versões mais antigas do Android (como a 2.x), mas a partir do KitKat a Google implementou várias alterações nesse aspeto, o que tornam essas aplicações de "limpeza" inúteis...
O Android não é o Windows... No Windows é que, quanta mais ram utilizada possui, pior, pois o Windows não faz uma gestão desta ram.
Por sua vez,o próprio Android faz a gestão (e bem, sem necessitar de nenhuma app para isso) da RAM que possui.
Se este vir que necessita de mais RAM para algo, o próprio sistema vai "libertar" a mesma para dar espaço para o que se necessita... Veja o Android como um "robo inteligente" no que toca à RAM: se necessitar de RAM para algo, o próprio sistema "liberta" a mesma.
Utilizar uma app para isso seria como colocar dois prédios no caminho desse robot: só vai atrapalhar...
Resumindo: deixe de dar importância a quanta RAM está a utilizar. Desinstale tudo o que interfira com esta e teste.