1. TugaTech » Gadgets e Telemóveis » Smartphones & Tablets

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

pn21

Utilizador

Malta porreira!

 

Ando aqui com um problema que me anda a dar cabe da cabeça toda:

 

Comprei o meu primeiro smartphone, um dual-sim HUAWEI Y3, mas uma coisa que me está a preocupar é que nestes dias houve duas SMS que me enviaram e apesar de terem sido dadas como entregues não o chegaram. Já fiz uma pesquisa na net e vi que aconteceu a mais pessoas na minha situação (com o tarifário yorn e um Android).

 

O meu software está atualizado e o sim é novo.Já vi acontecer a mais malta, ainda ontem uma amiga não recebeu uma sms minha.

 

Sugestões?  Abraços

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas, heart

 

Está a utilizar a aplicação de SMS nativa do sistema ou uma de terceiros?

Teste utilizar o Google Messenger ou o Truemessenger durante algum tempo, para verificar se o problema também ocorre assim.

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador
Obrigado pela resposta. Sim e, estou a usar a aplicação nativa do androide 4.4. A tal amiga que também tem esse problema usa o hangouts. Também já me disseram que se usar a App da Vodafone + e que receberia as SMS em atraso mas isso não aconteceu.

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Nesse caso teste com uma das aplicações em cima  (o Hangouts não é propriamente "bom" para envio/recepção de SMS's, pelo que seria melhor recomendar a sua amiga a alterar Smile )

 

Em todo o caso, tente aceder às definições e, na secção das aplicações instaladas, procure pela aplicação nativa de SMS's. Dentro das opções force a paragem da mesma e realize a limpeza da cache. Como medida extrema também pode limpar os dados da aplicação de SMS, mas note que irá perder todas as mensagens enviadas/recebidas dentro da app.

 

A app do Vodafone+ não deverá resolver esse problema, já que nem é relacionada (apenas servirá para backup).

 

E, já agora, se possível teste o cartão SIM noutro equipamento. Isto será só para descartar ser um problema da rede e não do telemóvel em si... Wink

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador
Neste caso experimentar o sim num telemóvel básico foi a primeira coisa que fiz, e não recebi as SMS. Foi como se nunca tivessem existido.
Já tentei fazer a limpeza da cache mas não tinha nada para limpar, imagino que a app que vinha de origem para fazer isso também limpe da app das SMS. Em relação à app, alguma sugestão? Existe alguma em que possa apenas ver as SMS recebidas e continuar a usar a padrão?

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Ou seja, então também não recebeu as SMS's quando enviadas para outro smartphone com o seu SIM?

Então parece-me que será algo relativo à rede ou ao seu cartão/serviço.

 

Se não recebeu mensagens normalmente mesmo noutro telemóvel, então o problema não deverá estar no equipamento ou na app... Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador
Exatamente, as mensagens não foram entregues em nenhum dos equipamentos. Já pus a situação à Vodafone que além de algumas recomendações técnicas sobre o Android que eu já seguia, me trocou o sim (que era movo) por outro. E que só pode ser culpa do equipamento !!! Muito honestamente fico sem saber o que fazer...

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

É impossível que o problema seja do equipamento...

 

Se testou em dois equipamentos diferentes entre si, e em ambos não está a receber mensagens, algo se passa relacionado com a rede, não com os equipamentos.

Até poderia testar em 50 equipamentos diferentes. Se em nenhum está a conseguir enviar/receber mensagens, o problema não é do equipamento... Smile


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador

Olá, passei para dar um feedback: hoje voltou a acontecer novamente: precisei de toar nota de algo e enviei uma sms para mim próprio, mas não a recebi, apenas o relatório em como foi entregue. Notei que logo que enviei a sms ativei aquele botão do android kitkat que tem a percentagem da ram e num segundo faz uma limpeza. Decidi tentar replicar o problema e efetivamente consigo, se estiver para receber uma sms (independentemente da rede) e no preciso momento em que iria receber a sms estiver a carregar nesse botão, a sms nunca chega, apesar do relatório dar no outro lado como entregue. Testei isto nos meus dois números (pois é um dual sim) e consigo replicar o problema na maior parte das vezes.

 

Imaginando que seria um bug ou algo do género do android liguei para a Google, mas eles apenas disseram-me que não têm conhecimento disso e que tenho de colocar na garantia (worten), o que significa uns 30 dias sem o telemóvel, e caso seja mesmo uma falha do sistema, virá igual e aí terá de ir novamente e andamos aqui numa redoma sem fim. Se for um problema de hardware poderá ficar resolvido, mas como vejo mais malta (com diferentes versões do android e sem este botão) com o mesmo problema, não tenho muita fé nisso. Mas sinceramente gostava de saber o que acha do assunto?

 

Abraço

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Bom, a sua mensagem ainda foi mais confusa... Razz

Vamos por partes:

 

1- A que botão de "Limpeza da ram" se está a referir? Não existe isso no Android...

Não será o botão de "limpar" as aplicações recentes? O que surge quando lista todas as aplicações recentemente abertas (após pressionar o botão Home ou menu alguns segundos)... mas, sendo este, nem vejo qual o sentido de utilizar o mesmo cada vez que envia uma mensagem...

 

2- Não existe nenhum bug no Android que leve à falha no envio de mensagens por "carregar num botão", mas mesmo que existisse, a Google não seria responsável (diretamente) pelo suporte a este.

O Android que possui no seu equipamento é da responsabilidade da fabricante do mesmo, logo contactar a Google (já agora, como é que a "contactou"? Razz ) não lhe irão fazer nada.

 

Não sei onde verificou mais gente com esse problema (não encontrei nada nos mesmos parâmetros), mas de certeza que é o mesmo que o seu? Smile

 

 

Mas, mesmo assim, em mensagens anteriores refere que testou o cartão SIM noutros equipamentos, incluindo um "telemóvel básico", e mesmo assim não recebeu as mensagens...

Ou seja, mesmo num equipamento sem sequer possuir o Android, também verificou o problema, o que aponta para problema na rede, não no equipamento.

 

E, a juntar ao anterior, mandar o equipamento para a garantia, depois de tudo o que foi referido, não irá resolver nada, porque o equipamento não possui nenhum problema...

 

Vejamos o seguinte: se testou o SIM noutros equipamentos totalmente diferentes, equipamentos estes que nem o Android possuem (pelo que refere na sua mensagem), e ainda assim verificou o mesmo problema no envio/recepção de SMS's, isso quer dizer que claramente não será um problema do equipamento que utiliza.

Algo a nível da rede da operadora está a impedir o correcto envio dessas mensagens (ou, pelo menos, é o que tudo aponta), embora também considere estranho neste caso. Não é normal uma operadora nacional permanecer com problemas no envio de mensagens durante tanto tempo...

Outra possibilidade será um problema físico com o próprio cartão SIM ou com os contactos deste...

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Aprendiz

Avançado
avatar

Boa tarde,

 

Em adição ao que o @DJPRMF disse, verifique se tem bom sinal de rede quando está a enviar as mensagens. Pode acontecer, quando existe sinal de rede intermitente (normalmente em zonas com pouca ou nenhuma rede), que a mensagem seja colocada na caixa de saída e embora possa parecer que foi enviada, o telemóvel apenas pode conseguir transmitir a mensagem quando se conseguir ligar à rede.

 

Outro ponto relevante é que as horas que aparecem listadas no telemóvel quando se envia uma mensagem é a hora de envio, não a hora de receção. Tanto quanto eu sabia, não consegue ter a certeza de que uma mensagem SMS foi recebida porque no telemóvel apenas consegue ver a hora do envio da mensagem. Uma das formas de testar isto é enviar um SMS para um telemóvel que esteja desligado. No telefone que envia é mostrada a hora que o SMS foi enviado, mas se o segundo equipamento for ligado apenas uma hora depois, nada mudará no telemóvel original.

 

Mais uma questão... Estaremos mesmo a falar de SMS's, ou de outro serviço de mensagens completamente independente da Vodafone? Smile

 

Melhores cumprimentos,

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

pn21

Utilizador

Lamento ter sido confuso naquilo que escrevi, acontece-me muitas vezes. Vou tentar explicar melhor:

 

O botão a que me refiro é da limpeza da cache (pensei que era o mesmo que limpeza da ram) e tem uma percentagem de ram ocupada, cada vez que eu pressiono ele faz uma limpeza rápida e os valores descem (consoante o tempo e utilização). Naturalmente não uso de 5 em 5m mas como disse, este episódio foi uma coincidência.

 

https://redcdn.net/ihimg/a/img924/1787/Vcm0OX.png

 

O problema não é o envio da sms, ele envia para qualquer nº, mas sim, por vezes não recebo a sms, apesar de do outro lado dar o relatório como entregue. No caso de hoje, o envio foi para mim próprio, e depois por coincidência usei o botão, e não recebi a sms que enviei para mim próprio. No caso das outras pessoas que referi, não houve problemas no envio das sms mas sim na recepção da mesma forma que a mim.

Quando coloquei a possibilidade: se no momento em que faço limpeza da cache estiver para receber uma sms, esta irá perder-se? Testei

do meu 91 para o meu 91;

do meu 91 para o meu 93;

do meu 93 para o meu 93;

do meu 93 para o meu 91;

do outro telemóvel básico para ambos os meus;

Em todos os casos consigo replicar a não receção da sms desde que insista no dito botão. Ou seja, se no exato momento em que enviam a sms para mim eu usar o botão, já não a recebo. È como se não existisse.

A questão de testar os meus cartões em outro equipamento, é que caso eu ligue agora ambos os cartões não recebo nenhuma das mensagens entretanto perdidas, mas recebo sim as que forem enviadas enquanto o cartão estiver nesse telemóvel, como nunca tive problemas com ele em 4 anos de utilização depreendo que não tenha esse problema. No caso deste novo já falharam pelo menos 4 sms que não recebi (que tenha conhecimento). Sendo que, agora consigo que falhem mais quantas quiser, pois como disse anteriormente, consigo replicar o problema.

Testei todas as apps que me recomendou neste tópico e o mesmo acontece em todas infelizmente. E estamos mesmo a falar de sms básicas, tanto da Vodafone como da Nos.

Ver perfil do usuário

pn21

Utilizador
Esqueci-me de dizer que em relação à rede, onde estou não tem picos pois normalmente tenho sempre toda a rede. E relativamente às horas, quando fiz o teste em cima numerei as mensagens e pude ver quais é que chegaram. 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Ah, aqui entra outro pormenor: está a utilizar uma aplicação de terceiros e uma de "limpeza da ram".

 

Vamos por partes... Smile

 

Está a utilizar o CM Laucher, certo? - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ksmobile.launcher&hl=pt_PT

 

Um conselho: evite tudo o que seja da Cheetah Mobile (CM, Cheetah ou qualquer outro nome que utilize, já que são vários). Desde que desinstalei as aplicações da CM, como o Clean Master ou o CM Security, tenho o telemóvel muito mais rápido e a bateria dura muito mais.

Estas aplicações vêm cheias de funcionalidades, 90% das quais não utiliza e ficam em "segundo plano" a gastar desnecessariamente.

 

Quer um bom Laucher? https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teslacoilsw.launcher&hl=pt_PT

Quer um bom antivirus? https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avast.android.mobilesecurity ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avira.android

Alternativas existem muitas e melhores. Smile

 

Em seguida, evite tudo o que prometa realizar "limpeza da RAM". Este tipo de programas não funcionam para nada, e, pelo contrário, levam a uma perda de desempenho do sistema.

O Android é bastante bom a gerir a RAM por si mesmo. A RAM utilizada corresponde a aplicações que utiliza frequentemente que estão em "segundo plano". Ao "limpar" as mesmas com esses programas, e ao ir depois abrir essas mesmas aplicações, vai ter de esperar muito mais para que estas carreguem do que se já estivessem na RAM, além de que irão funcionar mais lentamente enquanto não voltam para a RAM e acabam por utilizar mais processador e mais bateria.

Siga-se pela regra: quanta mais RAM o Android utilizar, melhor (e não o contrário). A mentalidade de muitos utilizadores ainda deriva da de outros sistemas, como o Windows, em que quanta mais ram utilizada, pior... Wink

 

Dito isto, é possível que ao clicar nesse botão verifique problemas. Basicamente está a "matar" os processos, incluindo alguns que podem estar a processar a recepção das mensagens SMS no momento...

 

Neste caso a culpa não é do Android, nem do equipamento nem da rede. Não leve a mal, mas a culpa neste caso é sua enquanto utilizador dessas aplicações, e das aplicações em si devido às falsas promessas. Smile

Porém a solução é simples: desinstale as mesmas...

 

Vai ver que fica com o sistema mais rápido, com mais bateria e deixa de ter esses problemas com as SMS's. Smile

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador

Neste caso não, o ícone é um dos widgets que vinha na pagina inicial por predefinição, nem sequer dá para desinstalar pois dá indicação que é do sistema, apenas dá para mover para outro lado. E relação à limpeza da ram fui fortemente aconselhado pelos técnicos da vodafone a manter sempre uma grande percentagem dela livre pois a sobrecarga desta deixaria o dispositivo mais lento. No caso da imagem deve estar algures entre os 40 a 50 mas pode chegar aos 60, e aí eu clico no botão e ele fica mais rápido e fluido, e por isso faço isso. Porque caso contrario a única forma de limpar seria o reinicio, e este por vezes pode demorar uns minutos largos.

 

Quando refere:"Dito isto, é possível que ao clicar nesse botão verifique problemas. Basicamente está a "matar" os processos, incluindo alguns que podem estar a processar a recepção das mensagens SMS no momento..."  acho que pode ter toda a razão, mas por outro lado, tenho algum receio de estar mais entusiasmado a usar alguma app ou assim e a utilização da ram aumentar consideravelmente e assim não recebo as sms. A recomendação da Vodafone foi que mantivesse sempre mais 20 a 30% da ram livre, neste caso com uma de 512mb, não fica fácil, sem controlar de vez em quando, mesmo tendo poucas apps instaladas.

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Não pode remover diretamente esse widget porque faz parte do próprio CM Laucher... Desinstale este e pronto.. Smile

 

Quanto a essa explicação dos "técnicos" da Vodafone: 

Não acredite em tudo o que lhe dizem. Basta uma rápida pesquisa no Google para ver que as aplicações de "limpeza da RAM" são puro placebo ou falsa publicidade.

O que esses técnicos lhe dizem é o que está na mentalidade de muitos, devido sobretudo a sistemas como Windows: mais ram livre é melhor!

isso não é o caso quando falamos de sistemas Linux (do qual o Android é baseado).

 

Sim, é provável que note alguma melhoria no desempenho após as executar e "limpar" a ram, no entanto é algo temporário. Não está a aumentar magicamente a RAM nem o desempenho do equipamento, pelo contrário. Apenas colocou um penso barato sobre o problema, mas este vai descolar-se rapidamente.

Certamente poucos segundos depois vai voltar a ter todas as aplicaçoes novamente ativas e a gastar o mesmo ou mais de ram. Pior, as aplicações vão consumir ciclos do CPU para serem novamente "abertas" que poderiam estar a ser utilizados para outras tarefas... Isso sim será o que consome mais desempenho e bateria...

 

Veja o seguinte: o Android "guarda" na ram a informação básica das aplicações que utiliza mais frequentemente. A RAM possui uma velocidade de acesso excepcional, pelo que é muito mais rápido ir "buscar" a informação à mesma do que abrir tudo novamente...

O Android coloca a informação das aplicações que mais utiliza na RAM para que, quando voltar a necessitar de ir a essa aplicação, possa abrir a mesma mais rapidamente e consumindo menos recursos.

Ao "limpar" a ram está a deitar isso tudo fora. Da próxima vez que for abrir a aplicação (ou que esta se abra em segundo plano) irá necessitar de muitos mais recursos (processador, RAM,etc) para ir buscar toda a informação ao armazenamento do equipamento. Uma aplicação que demoraria apenas 0.5 segundos a abrir se estivesse na RAM, devido à limpeza vai agora demorar 3+ segundos a abrir (e utilizar 50%+ do processador, e logo mais bateria).

 

Se, por ventura, o Android verifique que necessita de mais RAM para abrir uma nova aplicação, mas não a possui, o próprio sistema vai "libertar" essa ram removendo as aplicações mais antigas da memória. Não necessita de uma app para fazer essa tarefa: o próprio Android faz a mesma.

 

Os 20-30% de RAM livre que a Vodafone "aconselha", não estão a ser utilizados para nada. Logo está a perder todos os benefícios da mesma. Seria o mesmo que comprar um computador todo XPTO, por 5 milhões de euros, mas utilizar o mesmo apenas para jogar Pac-Man (exagero, mas percebeu a ideia Very Happy )

 

Mas não se guie apenas por isso: faça o teste. Desinstale isso tudo e mantenha-se assim por alguns dias. 

 

E, na maioria dos casos, é apenas efeito placebo. A grande maioria das aplicações vão voltar a ser executadas poucos segundos após carregar nesse botão de "limpeza".

Essa recomendação da Vodafone não faz qualquer sentido e pode-se dizer que é apenas um "enxuto" para não estarem a perder tempo consigo (sinceramente, no que toca a "sugestões técnicas" da Vodafone, e por algumas que "técnicos" desta já me deram, eu fugia delas).

 

Estas aplicações até poderiam ter alguma utilidade em versões mais antigas do Android (como a 2.x), mas a partir do KitKat a Google implementou várias alterações nesse aspeto, o que tornam essas aplicações de "limpeza" inúteis...

 

O Android não é o Windows... No Windows é que, quanta mais ram utilizada possui, pior, pois o Windows não faz uma gestão desta ram.

Por sua vez,o próprio Android faz a gestão (e bem, sem necessitar de nenhuma app para isso) da RAM que possui.

Se este vir que necessita de mais RAM para algo, o próprio sistema vai "libertar" a mesma para dar espaço para o que se necessita... Veja o Android como um "robo inteligente" no que toca à RAM: se necessitar de RAM para algo, o próprio sistema "liberta" a mesma.

Utilizar uma app para isso seria como colocar dois prédios no caminho desse robot: só vai atrapalhar...

 

Resumindo: deixe de dar importância a quanta RAM está a utilizar. Desinstale tudo o que interfira com esta e teste. Smile


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador

Em relação ao próprio android fazer uma correta gestão da ram, não sabia, mas não ponho em dúvida. Mas aquilo que eu queria dizer há bocado é que este ícone não é da CM, mas sim de sistema, ainda agora para confirmar, desinstalei o cm, e o ícone continua, pois lembro-me bem, quando liguei o telemóvel pela primeira vez ele vinha com as outras apps de fábrica da Google.

 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Esse "widget" não é de nenhuma aplicação da Google nem do Android...

 

Quando arrasta o mesmo para a categoria de informações ou de desinstalação, qual é o nome da aplicação que surge?

O nome da aplicação deve surgir num ecrã similar a este: 

 

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador

Ele vinha de origem isso tenho a certeza, se eu move-lo para cima ele esconde-o e só aparece caso eu o procure na lista de widgets. Para ver as informações não sei bem, mas fui a procura na lista de armazenamento de aplicações e apareceu este com o mesmo nome "Limpar"

 

https://redcdn.net/ihimg/a/img923/4809/luB8Gy.png

 

Tenho mesmo a certeza que ele vinha já no ecrã inicial quando usei o telemóvel pela primeira vez, e mais tarde quando repus as definições de fábrica também reparei nisso.

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

pode ser uma aplicação que tenha sido adicionada pelo fabricante (qual é exatamente o smartphone? ), mas não é algo oficial do Android nem da Google.

 

Neste caso então não deve mesmo conseguir remover, pelo que a opção de "esconder" será a melhor opção... Ou simplesmente não a utilize. Smile


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

pn21

Utilizador
é um huawei y3

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Nesse caso é mesmo possivelmente algo adicionado pela huawei.

Simplesmente ignore tudo o que seja para "limpar a ram"...


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech