A realidade virtual é, atualmente, uma das tecnologias em maior expansão. E, como não poderia escapar, a mesma marca presença também no evento Google I/O deste ano.
A Google aproveitou o evento para revelar a sua nova plataforma de realidade virtual, apelidada de Daydream. Construída tendo como base a integração com o Android N, esta plataforma irá permitir aos fabricantes criarem os seus próprios conteúdos e serviços de realidade virtual.
A Daydream pretende criar ambientes de realidade virtual realistas e acessíveis para qualquer utilizador. No entanto, para tal, será necessário que um equipamento móvel com características próprias, nomeadamente sensores e capacidade de processamento. Invés de lançar um hardware dedicado, a Google optou por deixar um design de referência que poderá ser adotado pelos fabricantes interessados no projeto.
O Daydream conta ainda com a integração do Android VR Mode, uma versão do sistema operativo móvel da empresa que irá trazer vários serviços do Android para a interface da realidade virtual.
Aplicações como o YouTube, Google Street View e até a Google Play Store poderão ser acedidas via este sistema. Além disso, já se encontram previstas mais aplicações lançadas por parceiros selecionados, como é o caso da Netflix, HBO e CNN.
Relativamente aos smartphones adaptados ao novo sistema, estes deverão começar a surgir no mercado a partir de Setembro deste ano, embora os programadores interessados poderão começar, desde já, a desenvolverem aplicações para o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!