1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Processador de mil núcleos

 

Certamente que os termos dual-core, quad-core e octa-core são dos mais regulares quando se fala de processadores. No entanto, começamos a entrar agora numa nova época, tendo sido desenvolvido o primeiro processador com 1000 núcleos.

 

Desenvolvido pela UC Davis, este processador possui 1000 núcleos possíveis de serem utilizados em simultâneo para as tarefas mais exigentes a nível de processamento de dados. Segundo o criador do mesmo, este processador é capaz de lidar com mais de 1.78 triliões de instruções por segundo e contem mais de 621 milhões de transístores.

 

Outro destaque encontra-se no consumo energético médio de apenas 0,7 W, devido à capacidade de o processador desligar cada núcleo individualmente quando não são necessários. Como comparação, este consumo energético equivale a duas pilhas AA.

 

Apesar da inovação, ainda deverá demorar algum tempo até que se inicie a produção em massa destes processadores. Os mesmos ainda são baseados num processo de fabrico antigo, de 32 nanómetros, enquanto que a grande maioria dos processadores atuais já se encontram nos 14 nanómetros.

 

Via UC Davis

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech