1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

termostato com ransomware

 

Quem já teve de passar pelo pesadelo de ter um sistema infetado por ransomware, sabe bem o quanto destrutivo este pode ser. Apesar de as variantes iniciais serem mais destinadas aos computadores, smartphones e tablets, outros equipamentos podem também estar vulneráveis, e um dos exemplos poderá ser com termostatos inteligentes.

 

Andrew Tierney and Ken Munro, dois investigadores de segurança do Reino Unido, demonstraram durante o evento DefCon em Las Vegas que é possível infectar alguns tipos de termostatos com ransomware.

Neste caso, as vitimas serão os termostatos inteligentes, que basicamente são compostos por um sistema Linux rudimentar. Alguns modelos, como o utilizado para este teste, permitem que os utilizadores utilizem um cartão de memória para enviarem imagens de fundo ou configurações, e é aqui que a infeção pode ocorrer.

 

Caso um ficheiro malicioso seja colocado neste meio, é possível que o mesmo infete o sistema. Os investigadores exemplificaram o problema ao colocarem um ransomware num termostato inteligente, com ligação direta à Internet.

Obviamente, para o ataque ser realizado, é necessário possuir acesso físico ao termostato, ou que o utilizador seja enganado para realizar a colocação dos ficheiros. No entanto, este conceito pode ser aplicado a praticamente qualquer outro equipamento domestico inteligente, que seja baseado num sistema operativo reconhecido, sendo uma fragilidade aplicável à "Internet das coisas".

 

Os investigadores acreditam, porém, que a correção deste problema pode ser fácil de ser aplicada pelos fabricantes. A fabricante do equipamento utilizado no teste foi notificada do caso, mas até ao momento não revelou qualquer comentário.

 

Via The Next Web

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech