Boas,
Teoricamente é possível ter algo desse género, mas não de forma exata como o que refere (ou pelo menos como compreendi). E é algo um pouco confuso de explicar na parte gráfica, pelo que vou fazer o meu melhor (alguma duvida apite no ponto ) ...
Prepare um café, porque o texto é longo...
O "totalmente cloud" é possível. Obviamente, continua a necessitar de ter um sistema para aceder (um computador/tablet/smartphone próximo de si) e com um sistema operativo instalado. Mas tudo o que faz remotamente, fica lá e não no seu sistema. Portanto, se o perder ou este avariar, basta substituir e pronto.
Quanto ao sistema remoto em si, provavelmente não terá o Windows 7/8/10 a que está habituado, já que estes são destinados a computadores "locais". Mas possui o Windows Server, que será idêntico.
Em base, é tal como o Windows para computadores "locais", mas destinado a servidores (por exemplo, continua a ter ambiente de trabalho, pode instalar programas, etc)...
Por fim, relativamente ao desempenho, o limite está nas características do servidor (tal como está no computador). Mas a nível gráfico, que refere ser um ponto importante, é que complica um pouco...
Deve ter em conta a diferença entre processamento gráfico imediato - que sai imediatamente para o ecrã - e processamento gráfico geral - por exemplo, cálculos ou renderizações que utilizem a gráfica, mas não seja apresentados de imediato e em tempo real no ecrã.
Um exemplo banal que pode servir para explicar melhor: jogos. Este é um exemplo de processamento gráfico imediato, já que o objetivo é apresentar tudo imediatamente no ecrã. Se for para isto, um sistema remoto não terá vantagens e até pode nem ser possível de todo.
Estes sistemas são desenhados para utilizarem o mínimo de interface gráfica (ou até nenhuma de todo - o Linux é desenvolvido para utilizar apenas a linha de comandos em servidores). A largura de banda que seria necessária para enviar e receber esses dados seria elevada, muito mais do que provavelmente iria conseguir ter no seu sistema "local" e no sistema remoto.
Isto não quer dizer que é impossível, mas - voltando ao exemplo banal - jogar seria o mesmo que colocar fotos a cada 2-3 segundos no ecrã.
Quem diz jogos pode também dizer programas de renderização gráfica, onde pode ficar muito mais complicado certas tarefas que exijam precisão ou a vertente do "tempo real"...
O processamento gráfico "geral" é que será o mais utilizado em servidores. Basicamente trata-se em utilizar os recursos gráficos desse servidor para o processamento de dados.
Como exemplo, algumas empresas utilizam servidores com gráficas dedicadas para o processamento de cálculos complexos, já que estas são consideravelmente mais rápidas que um processador.
Os resultados são depois guardados ou enviados, mas não é apresentado nada de imediato (imagens 3D, etc).
Portanto, se as "aplicações de engenharia" que refere enquadram-se no primeiro ponto de processamento gráfico, este tipo de sistemas não será o mais apropriado para si.
Um servidor remoto serve mais de complemento a um sistema local, não como um substituto completo ao sistema local (apesar de, em certas tarefas, até ser possível como foi exemplificado antes).
Deve equacionar se, para o que pretende e de acordo com o que refere, não compensa mais utilizar um servidor remoto para guardar dados que sejam importantes, invés de pensar em mover "tudo" para a cloud.
Por exemplo, pode utilizar um servidor remoto como um disco "seguro" para backups. Se algo acontecer no seu computador, os dados ainda estão no disco remoto.
E não estou a falar apenas de ficheiros individuais. Pode criar backups regulares da imagem do disco (uma copia exata do seu disco rígido). Caso algo ocorra, basta restaurar uma imagem do disco anterior.
Não é exatamente o que pretendia, mas é consideravelmente melhor a não ter backup nenhum (o que, por sinal, nunca deve fazer - deve sempre ter algum backup dos dados mais importantes).
Atenção que, mesmo tendo um sistema "totalmente cloud", backups continuam a ser algo fundamental e necessário, já que problemas podem ocorrer em qualquer lugar. Quem lhe garante que não entornam um copo de água sobre o servidor e lhe estragam tudo o que lá está?
Um backup dos dados é fundamental, seja em que sistema for...
Espero que ajude.
Cumps