1. TugaTech » Smartphone e Gadgets » Smartphones & Tablets
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

unon

GodUser
unon
Vendas de smartphones crescem mais de 80% num ano lideradas por Android AndroidSuccess

Entre Julho e Setembro venderam-se em Portugal 1,6 milhões de telemóveis, numa subida de 12 por cento face a igual período de 2009, de acordo com dados da IDC. Neste contexto, o segmento dos smartphones aumentou 82 por cento e foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado, com o sistema operativo Android na liderança.

O estudo "IDC European Mobile Phone Tracker", divulgado hoje, refere que no terceiro trimestre de 2010 foram vendidas 251 mil unidades de smartphones, tendo sido os telefones com o sistema operativo Android os que mais cresceram no mercado comparativamente ao mesmo período do ano passado.

O segmento dos telefones tradicionais apresentou uma subida de quatro por cento, com 1,3 milhões de unidades vendidas, "e uma dinâmica comercial fortemente apoiada nas vendas de terminais de gama baixa".

Para a IDC os resultados de vendas dos terminais Android em Portugal são o facto mais relevante da evolução recente do mercado, já que em apenas dois anos a plataforma da Google arrecadou a vice-liderança, com uma quota de 34 por cento face aos 48 por cento dos sistemas Symbian da Nokia.

Entre as razões apontadas para este crescimento, a consultora destaca "as características técnicas dos telefones, a sua intuitiva experiência de utilização, o número elevado de aplicações gratuitas disponíveis, as sólidas parcerias com os fabricantes de terminais e operadores móveis e por último o preço competitivo dos terminais".

Por outro lado, a estratégia de portfólio seguida pelos operadores móveis portugueses também tem sido central no sucesso alcançado pela plataforma. "Sendo Portugal um país onde os consumidores são bastante sensíveis ao preço, os três operadores móveis apostaram na comercialização de telefones Android com a sua marca, fabricados a baixo custo por empresas chinesas", refere Francisco Jerónimo, responsável europeu pela área de telefones móveis da IDC.

Tais argumentos farão com que os sistemas Android cheguem à liderança do mercado português de smartphones em 2011, ultrapassando o Symbian. "A IDC estima que durante a segunda metade de 2011 os terminais com o sistema operativo da Google alcancem a liderança (…) em resultado do número de novos modelos que serão lançados por fabricantes como a HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson, bem como pelos operadores com marca própria, a preços bastante inferiores aos dos modelos actuais".

O crescimento previsto para 2011 para os terminais com este sistema operativo é de 139 por cento, consideravelmente superior às previsões de crescimento de 15 por cento para os terminais Symbian e de 59 por cento para todos os smartphones.

Nokia mantém liderança global
A Nokia continua a liderar o mercado Português, tendo sido o único fabricante a crescer no segmento dos telemóveis tradicionais, graças à "diversidade do seu portfólio" e aos "preços competitivos". A subida de 39 por cento não impediu a empresa de perder quota de mercado.

Vendas de smartphones crescem mais de 80% num ano lideradas por Android 513898


Em termos globais, a segunda posição continua a pertencer à Samsung com uma parcela de 28 por cento.

Já os terminais de marca Vodafone atingiram uma quota do mercado total de 10 por cento, ultrapassando a LG e a Sony Ericsson no Top3 de vendas. "A aposta em terminais de muito baixa gama a preços bastante competitivos tem sido uma estratégia seguida pela Vodafone, a nível europeu, com bastante sucesso", considera a IDC.


Sapo TEK

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech