De acordo com um recente relatório da empresa Adguard, existem duas variantes de um teclado popular na Play Store que poderá encontrar-se a roubar várias informações privadas dos utilizadores.
O teclado GO Keyboard, desenvolvido pelo GOMO Dev Team, poderá ter acesso a vários dados que o utilizador introduza pelo teclado, além de um possível controlo do microfone e gravação das chamadas realizadas de acordo com as permissões da mesma.
Segundo os programadores da aplicação, o GO Keyboard afirma garantir a privacidade dos utilizadores, mas os dados do relatório apontam exatamente o contrário, com vários dados pessoais a serem recolhidos em segundo plano e sem o conhecimento do utilizador. Estes dados são depois enviados para várias empresas de tracking e publicidade.
Os dados enviados incluem a conta da Google utilizada no equipamento, tamanho do ecrã, versão do Android, marca e modelo. No entanto, tendo em conta que a aplicação é utilizada para introduzir praticamente tudo no sistema, é possível que a recolha seja bastante mais alargada caso os programadores responsáveis pela mesma assim o pretenda.
O GO Keyboard encontra-se atualmente com mais de 200 milhões de downloads, tendo inclusive sido seleccionado como a melhor aplicação da Play Store de 2016 em mais de 20 países. Apesar de a aplicação ainda se encontrar disponível na Play Store sobre duas variantes diferentes (mas mantendo o mesmo nome base), o recomendado será desinstalar a mesma para evitar possíveis problemas futuros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!