1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok app em smartphone

 

O TikTok encontra-se a sofrer uma forte pressão das autoridades nos EUA, e parece que um bloqueio a nível nacional não se encontra fora da lista de possibilidades. Uma parte desse bloqueio poderá ser potenciada pelas ligações da empresa mãe do TikTok, a Bytedance, com o governo da China.

 

No entanto, continuam a surgir detalhes sobre a plataforma que deixam ainda mais pressão para a empresa, e sobretudo sob a ideia de como esta recolhe dados dos utilizadores. De acordo com um relatório da empresa Feroot, é indicado que a app do TikTok pode recolher dados dos utilizadores mesmo que estes acabem por remover a app dos seus dispositivos, ou até se nunca tiverem usado a app de todo.

 

De acordo com a empresa, o TikTok pode continuar a criar um perfil dos utilizadores mesmo depois destes eliminarem a app dos seus dispositivos ou de nunca terem usado a plataforma, com o que é conhecido como "pixel tracking". Para apresentar os seus conteúdos recomendados e de publicidade, muitos sites usam o tracking do TikTok, que pode monitorizar as atividades dos utilizadores em alguma forma.

 

Praticamente qualquer site ou empresa que realize publicidade sobre o TikTok pode usar este género de tracking para medir o sucesso das suas campanhas, e esses dados são usados também pela rede social. Portanto, mesmo que um utilizador nunca tenha usado o TikTok, ainda pode ter dados recolhidos para a plataforma através deste formato.

 

De notar que este género de recolha de dados não é inteiramente invulgar – plataformas como a Meta também a realizam. No entanto, a escala em que o TikTok pode recolher os dados vai mais além do que simplesmente monitorizar o sucesso de vendas de uma entidade.

 

De acordo com o relatório da Feroot, estes píxeis de monitorização do TikTok podem recolher dados que os utilizadores introduzam nos sites, como nomes e moradas, e enviar essa informação para os servidores da empresa espalhados em vários países – que a empresa indica existir tanto na China como na Rússia.

 

De notar que, de forma oficial, o TikTok indica que todos os dados dos utilizadores nos EUA agora são processados diretamente em infraestruturas da empresa na Oracle, desde meados de Junho. Ao mesmo tempo, a plataforma continua a trabalhar para focar-se na privacidade dos utilizadores e a demonstrar como implementar medidas para garantir as mesmas, bem como ser transparente nesta tarefa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech