1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

lisa da apple

 

Em meados de 1983, a Apple lançou no mercado o novo Apple Lisa, que acabou por se tornar um verdadeiro fracasso. Com apenas 10.000 unidades vendidas, a Apple investiu mais de 150 milhões de dólares no desenvolvimento deste computador e do seu sistema operativo com interface gráfica.

 

No entanto, apesar do fracasso, a Computer History Museum anunciou que o código fonte do sistema operativo do Lisa irá ser disponibilizado no formato open-source já no início de 2018. Com isto, os programadores interessados poderão ter acesso a todo o código do sistema, bem como poderão modificar o mesmo livremente – algo que se realiza atualmente sobre os sistemas Linux.

 

lisa sistema

 

Aquando o seu lançamento, o Lisa custava mais de 10.000 dólares por unidade, o que era consideravelmente superior ao seu principal concorrente da IBM. Além disso, o Lisa também foi o motivo principal para a Apple ter processado a Microsoft, alegando que esta roubou a ideia da interface gráfica do sistema e algumas das suas tecnologias.

 

Em 1984 a Apple ainda tentou lançar a segunda versão do Lisa, mas acabou por ser descontinuada depois do lançamento da linha Macintosh. Em 1989, as restantes 2700 unidades do Lisa ainda em stock foram enterradas em Utah.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech