A Apple começou recentemente a vender o seu novo HomePod no mercado norte-americano. Apesar de algumas críticas da imprensa, o volume de venda aparenta indicar um sucesso, mesmo que o preço atinja os 349 dólares por unidade.
No entanto, a margem de lucro deste equipamento ainda permite à empresa obter um bom rendimento extra, de acordo com as estimativas de quando custa a produção de cada unidade. Segundo o portal TechInsights, cada unidade do HomePod custa à Apple 216 dólares a ser fabricada, o que representa uma margem de lucro de 38% (133 dólares).
Quando se compara este detalhe com o de outros rivais, a margem de lucro da Apple é consideravelmente inferior. Como exemplo, o Google Home possui um lucro de 66% para a Google, e o Amazon Echo um lucro de 56% par a Amazon, excluindo outros serviços que possam ser adicionados em cada plataforma.
A tendência de reduzir as margens de lucro tem vindo a ser algo que a Apple realizou nos últimos produtos revelados ao mercado. Apesar disso, o IPhone X, como exemplo, ainda é um dos equipamentos com maior margem, com um lucro de 179% por unidade vendida.
O objetivo da Apple pode passar por tentar conquistar uma maior fatia do mercado, ao fornecer equipamentos mais baratos reduzindo a fatia dos lucros que obtém com cada venda, mas a aumentar o número de equipamentos finais vendidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!