É bem conhecido que a Apple tende a elevar as suas margens de lucro sobre os iPhones – tendo ainda em conta que o preço final não é apenas o fabrico do dispositivo em si, mas inclui também o marketing e toda a pesquisa.
No entanto, agora que os novos iPhone 12 encontram-se disponíveis de forma mais alargada, começam a surgir algumas indicações de quanto custa realmente fabricar este novo modelo da empresa.
O portal Nikkei, em colaboração com a empresa Fomalhaut Techno Solutions, analisou os diversos componentes usados nos novos iPhone 12 e iPhone 12 Pro, para verificar quanto custa fabricar diretamente os mesmos com base nos componentes utilizados.
De acordo com a descoberta, e tendo em conta o preço de cada uma das peças no interior do iPhone 12, este custa para a Apple cerca de 373 dólares a fabricar. No caso do iPhone 12 Pro este valor é ligeiramente superior, na casa dos 406 dólares.
Os componentes mais caros que se encontram no interior dos iPhones serão, no caso do iPhone 12, o ecrã OLED da Samsung, que custa cerca de 70 dólares. No caso do iPhone 12 Pro o modem Snapdragon x55 5G da Qualcomm será o mais caro, com um custo de 90 dólares.
Acredita-se que o chip A14 da Apple custe cerca de 40 dólares a produzir, sendo seguido de perto pela RAM e memória flash. O sensor CMOS que se encontra no iPhone 12 Pro possui um custo por unidade entre 7.40 e 7.90 dólares, enquanto que o modelo tradicional do iPhone 12 possui o modulo por 5.40 a 7.40 dólares.
Como anteriormente referido, é importante ter em conta que estes preços não ditam o valor final do dispositivo. É importante verificar que o marketing da empresa e todo o desenvolvimento continuado também são aplicados no valor final dos iPhones – mas sem dúvida que a Apple ainda continua a fazer uma grande fatia de lucros por unidade vendida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!