1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

esquema facebook

 

Cada vez mais utilizadores maliciosos aproveitam as redes sociais para tentar extorquir algum dinheiro de vitimas desatentas. E recentemente foi verificado um aumento no número de casos onde os nomes de Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg são utilizados como intermédio para estes esquemas.

 

De acordo com o The New York Times, existem diversos casos nos EUA de utilizadores que foram enganados por falsos perfis pertencentes aos executivos da rede social. Na maioria dos casos, estes perfis entram em contacto com os utilizadores na promessa de ofertas ou prémios que – supostamente – as vitimas teriam recebido da plataforma, sendo que a única tarefa necessária seria o envio de um pequeno pagamento inicial ou de um número de cartões-prenda do iTunes.

 

Apesar de ser um esquema algo vulgar, ainda existem utilizadores que podem não reconhecer o mesmo. Num dos casos apontados pelo portal, a vitima pagou cerca de 1310 dólares para os criminosos antes de se ter apercebido que era apenas um esquema.

 

Segundo a pesquisa feita pelo New York Times, foram encontrados facilmente 205 contas falsas que aparentam tratar-se de Zuckerberg e Sandberg, tanto no Facebook como no Instagram. Destas, cerca de 51 foram confirmadas como estando envolvidas em esquemas maliciosos na plataforma, com algumas a estarem ativas há mais de oito anos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech