1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

play store google

 

Ao longo das ultimas semanas, uma nova tendência tem vindo a propagar-se pela Play Store da Google, com vista a levar os utilizadores a instalarem aplicações maliciosas ou potencialmente não desejadas nos seus equipamentos.

 

Recentemente começou a verificar-se uma nova tendência na Play Store, onde o nome dos programadores é alterado para corresponder ao de números de downloads ou similares. Esta medida pretende levar os utilizadores mais desatentos a acreditarem que uma determinada aplicação é mais popular do que realmente é.

Como exemplo, invés de surgir um nome da entidade responsável pela aplicação – como “Facebook” – surge invés disso a designação de um numero falso de downloads – como “+100 000 downloads”.

 

exemplo de apps com nomes adulterados

 

Esta prática também contorna os próprios sistemas de segurança da Play Store, uma vez que estes destinam-se mais ao conteúdo das aplicações em si e não ao nome que é atribuído ao programador das mesmas. No entanto, pode ser o suficiente para que uma aplicação mais obscura venha a fazer-se passar por legitima, com fins mais negativos.

 

A maioria dos utilizadores consideram uma aplicação com um elevado número de downloads mais legitima do que outra com um valor inferior, quando nem sempre pode ser esse o caso. No passado já surgiram situações de apps com valores elevados de downloads e que possuíam atividades maliciosas escondidas.

 

Como sempre, é recomendado que os utilizadores verifiquem bem a aplicação que se encontram a descarregar antes de instalarem a mesma. Isto inclui a existência de termos suspeitos ou de informações roubadas de outras aplicações populares na loja.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech