1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook

 

O Facebook esteve recentemente envolvido em vários escândalos relacionados com a privacidade dos dados dos utilizadores, com destaque para o Cambridge Analytica – onde 87 milhões de utilizadores foram afetados.

 

Em mais um capítulo desta história, foi agora revelado que a rede social irá receber uma multa das autoridades no Reino Unido, no valor de 645 mil dólares. De acordo com o portal Gizmodo, existem provas concretas para as autoridades do Reino Unido que o Facebook utilizou informações pessoais dos utilizadores num formato impróprio e inseguro, permitindo que terceiros acedessem aos mesmos de forma livre e sem consentimento.

 

Este terá sido toda a base com o escândalo da Cambridge Analytica, onde dados de milhares de utilizadores foram acedidos indevidamente. Isto incluía dados até de utilizadores que não tinham relação direta com a Cambridge Analytica, como é o caso de amigos de um determinado perfil que tenha utilizado a aplicação de recolha de dados.

 

As autoridades sublinham ainda que esta multa foi aplicada fora das novas leis do RGPD, tendo em conta o período em que aconteceu ser anterior à implementação das mesmas. Caso este tivesse sido aplicado sobre a nova legislação, a multa poderia atingir um valor consideravelmente superior.

Além disso, o valor desta multa pode ser considerado relativamente pequeno para a rede social, sendo que os últimos dados financeiros da mesma apontam que o valor pode ser obtido em apenas 10 minutos, o que não deverá causar grande impacto para a empresa.

 

Até ao momento o Facebook ainda não comentou esta decisão.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech