1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows sandbox

 

Para quem descarregue muitos ficheiros desconhecidos da Internet, e não pretenda colocar em risco o seu sistema operativo, a Microsoft encontra-se a desenvolver uma nova funcionalidade para o Windows 10 que irá permitir uma maior segurança para qualquer utilizador.

 

A nova funcionalidade Windows Sandbox permite, de forma simplificada, criar um ambiente virtual do Windows e totalmente separado do sistema operativo real, o que permite assim executar qualquer aplicação ou ficheiro desconhecido sem afetar o sistema real.

 

Este ambiente é bastante similar ao que se encontram em máquinas virtuais – que são largamente utilizadas para testes no mesmo formato. O Windows Sandbox cria um pequeno ambiente Windows, separado do sistema operativo real, que isola qualquer processo e atividade. Desta forma, mesmo que um malware seja instalado no Windows Sandbox, este não irá afetar o sistema real nem irá ter acesso aos dados do mesmo.

 

O ambiente virtual ocupa menos de 100 MB de espaço no disco e consome relativamente poucos recursos – uma vez que se encontra integrado diretamente no Windows 10 e não se trata de uma máquina virtual real.

Esta funcionalidade deverá ser integrada diretamente no Windows, o que exclui a necessidade de configuração de máquinas virtuais ou processos complicados. Além disso, todos os conteúdos criados dentro deste ambiente temporário são automaticamente eliminados quando a janela é encerrada – o que também pode ser visto como uma medida adicional para garantir a privacidade em certas situações.

 

O Windows Sandbox deverá ser disponibilizado para o Windows 10 Pro e Enterprise, sendo, portanto, destinado mais a empresas e utilizadores avançados. A funcionalidade encontra-se disponível na build 18305 e mais recente do Windows 10, para os utilizadores no programa Insider.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech