Realizar o upgrade para uma versão mais recente do Windows 10 é, na maioria dos casos, um processo relativamente simples. Até o próprio processo de instalação do sistema tem vindo a ser consideravelmente melhorado para que toda a experiência seja realizada sem problemas e num formato bastante simples.
No entanto, quando acontecem erros, tentar descobrir a causa dos mesmos ainda é um processo algo moroso. Normalmente este envolve a verificação de códigos de erro, pesquisas pela internet e outras tarefas que, para uma vasta maioria dos utilizadores, podem ser confusos.
No entanto, a Microsoft pretende agora corrigir estes problemas e fornecer um processo de instalação e upgrade do Windows mais simplificado e intuitivo. A empresa começou a testar alguns novos ecrãs de erro para o processo de instalação, onde serão apresentadas mensagens mais úteis para os utilizadores acerca da causa de um problema.
De acordo com o portal WinFuture, as mais recentes builds do Windows Insider contam agora com um novo ecrã de instalação, que quando apresenta mensagens de erro será mais intuitivo e claro, deixando de se basear apenas em códigos e números “KB”.
Os novos ecrãs de setup possuem uma informação mais detalhada – quando possível – sobre erros ou outros detalhes que possam impedir a continuação do processo. Além disso, serão também incluídos links diretos para sites da Microsoft, onde será possível obter mais informações sobre um erro especifico – invés de se pesquisar manualmente um número aleatório.
A medida certamente que poderá ajudar os utilizadores com menos conhecimentos, indicando possíveis erros em processos de upgrade. Resta agora saber se a empresa também irá aplicar uma medida similar para as várias janelas de erros que podem surgir durante a utilização do Windows, ou até ao próprio Windows Update.
Por enquanto a funcionalidade apenas se encontra disponível nas versões de teste – Insider – do Windows, sem previsões de quando irão chegar à versão estável do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!