O utilizador e programador Linuz Henze é reconhecido no meio da Apple pelas várias falhas que descobriu ao longo dos últimos anos, sobre os diferentes sistemas operativos da Apple. No entanto, recentemente o programador optou por não revelar uma falha à empresa associada com o sistema macOS.
O programador descobriu uma falha no sistema que, quando explorada, pode permitir o acesso completo a todas as senhas guardadas no Keychain do macOS. A falha foi documentada num vídeo publicado no canal do programador no Youtube, e aparenta ser relativamente simples de realizar.
A falha aparenta permitir o acesso a todas as senhas que estejam armazenadas no Keychain local, mas não se aplica a senhas guardadas no iCloud da empresa.
Linuz afirma que não terá disponibilizado informações à Apple sobre esta falha por se sentir frustrado com a falta de empenho da empresa no seu sistema de recompensas. Atualmente a Apple fornece uma recompensa a quem descobrir uma falha em sistemas iOS, mas não aplica a mesma medida nas falhas descobertas sobre o macOS.
O programador apela ainda a que outras entidades que descubram falhas no macOS não revelem as mesmas à Apple, no sentido de pressionar a empresa a estender a sua oferta de recompensas para abranger este sistema operativo.
Até ao momento a Apple não se pronunciou sobre a situação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!