1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple logo sobre ataque

 

A Apple lançou uma nova atualização para o macOS, com vista a proteger o sistema de uma vulnerabilidade que poderia permitir a execução de conteúdos maliciosos no sistema.

 

A falha poderia permitir que aplicações maliciosas contornassem as medidas de segurança do Gatekeeper, o sistema de segurança da Apple para o macOS. O mais grave seria que a falha podia ser explorada através do uso de arquivos vulgares, como ficheiros PDF.

Ao ser explorada, a falha permitia aos atacantes colocarem conteúdos em segundo plano, sem que os utilizadores tivessem conhecimento de tal. O malware poderia instalar-se no sistema silenciosamente, e permanecer ativo sem qualquer indicação de tal para os utilizadores.

 

exemplo do ataque

 

Segundo o investigador Gordon Long, responsável pela descoberta da falha, os arquivos maliciosos poderiam ser descarregados da internet em sites direcionados para explorar o ataque. Quando executados, estes realizavam as atividades maliciosas sem qualquer notificação para o utilizador.

 

De notar que este problema foi corrigido com a chegada do macOS 11.6, mas apenas agora a Apple decidiu revelar detalhes sobre o mesmo, tendo em conta que a maioria dos sistemas já se encontram atualizadas para versões mais recentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech