1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple App Store

 

A Apple corrigiu recentemente uma falha nos seus sistemas que estava a ser explorada ativamente, e permitia aos utilizadores carregarem apps do iOS e iPad em dispositivos com o chip M1 através de fontes externas.

 

Desde que a Apple revelou os seus novos dispositivos com o chip M1, que utiliza a mesma arquitetura ARM que se encontram nos dispositivos portáteis da empresa, o utilizador tem vindo a ter a capacidade de carregarem nos seus portáteis apps do iOS e iPad.

Obviamente, apenas as apps que estejam preparadas para serem suportadas neste sistema podem ser carregadas, e isso cabe a cada programador permitir ou não o carregamento das mesmas. Apesar deste processo ser automático e praticamente não exigir nenhuma mudança no código existente, alguns programadores optaram por não permitir o uso das suas aplicações em portáteis da empresa.

 

É exatamente nestas aplicações que a falha estaria a ser aproveitada. Faz alguns meses que um utilizador do Reddit publicou uma forma de os utilizadores com Macbooks mais recentes da empresa possam retirar as apps “bloqueadas” a smartphones e tablets da empresa, passando a executar as mesmas nos seus sistemas portáteis do macOS.

 

A falha tinha vindo a ser usada para retirar as apps dos iPhones e iPads, correndo as mesmas diretamente nos sistemas macOS, mesmo que não fossem suportadas para tal. No entanto, a Apple veio agora corrigir o problema, com uma atualização que nem foi necessária qualquer atualização para os utilizadores.

 

De acordo com o portal 9to5Mac, a empresa ativou uma funcionalidade a nível dos servidores da mesma que, tecnicamente, impede agora que as apps sejam executadas no macOS caso não tenham sido especificamente marcadas para tal.

 

Existem vários motivos pelos quais a Apple pode ter bloqueado esta funcionalidade. Antes de mais, seria consideravelmente fácil usar este método para carregar no macOS versões pirateadas de apps disponíveis fora da App Store. E, além disso, poderia levar ao abuso por parte dos utilizadores em apps que não estariam desenvolvidas especificamente para macOS.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech