1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

winrar

 

Se existe uma aplicação que certamente a maioria dos utilizadores instala a primeira vez que utiliza um computador será o WinRar. A popular ferramenta de compressão de ficheiros é praticamente um dos primeiros programas que muitos instalam nos seus sistemas.

 

No entanto, talvez esteja na altura de procurar uma alternativa, tendo em conta que foi recentemente revelada uma falha que afeta o programa nos últimos 19 anos. De acordo com o investigador de segurança Nadav Grossman, da empresa Checkpoint, foi descoberta uma vulnerabilidade no Winrar que pode permitir a instalação de malware nos sistemas.

 

A vulnerabilidade encontra-se presente nos próprios ficheiros DLL do WinRar, associados com a manipulação de ficheiros ACE, e encontra-se desde as primeiras versões que foram lançadas há mais de 19 anos. Quando explorada, um ficheiro infetado basta ser aberto no sistema para que possa ser instalado malware no mesmo.

 

A empresa terá sido informada da falha e lançou uma correção para o problema o mês passado, mas tendo em conta que muitos utilizadores não possuem as versões pagas do Winrar, nem realizam regularmente a sua atualização manual, será necessário proceder com a atualização o mais rapidamente possível.

Para resolver o problema, a resposta da empresa aparenta ter sido remover o suporte a ficheiros ACE, o que tecnicamente elimina os ficheiros que estavam a ser explorados e evita que a falha seja igualmente explorada.

 

 

O Winrar é um dos softwares mais utilizados em ambientes Windows, pelo que será extremamente recomendado que verifique se possui a sua versão atualizada para a versão mais recente. A mesma encontra-se disponível no site da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech