1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android aplicações pré-instaladas

 

Cada vez mais os fabricantes integram aplicações pré-instaladas nos seus equipamentos, mas esta tendência pode também estar a colocar em risco a segurança e privacidade dos utilizadores, sem que estes se apercebam e mesmo que não utilizem as aplicações em questão.

 

De acordo com um estudo realizado por várias Universidades nos EUA e Espanha, que analisaram as aplicações pré-instaladas em mais de 214 dispositivos diferentes, chegou-se à conclusão que a grande maioria encontra-se a carregar código nos dispositivos que pode ser considerado de risco para os utilizadores.

 

Uma grande parte das aplicações possui código que pode ser utilizado para atividades maliciosos ou não pretendidas pelos utilizadores, colocando em risco a privacidade dos seus dados e a própria segurança dos dispositivos.

O estudo englobou mais de 2748 voluntários, em 1742 dispositivos diferentes e de 130 operadoras diferentes a nível mundial. Os resultados finais são claros: não apenas os dispositivos estão a ter os seus recursos ocupados com estas aplicações como também podem estar a ser recolhidos dados pessoais e outras informações dos mesmos sem o conhecimento dos utilizadores finais.

 

Algumas das aplicações detetadas estariam a recolher informações como a localização do utilizador ou, em casos mais graves, detalhes sobre as chamadas realizadas e recebidas, dados do email e outras informações de contactos, além da tradicional recolha de informação estatística sobre a utilização do sistema.

 

aplicações para android no home screen

 

Em alguns dos casos analisados, foram também detetadas aplicações que continham malware reconhecido por diversas soluções de proteção para Android, como é o caso de código para atividade maliciosa de instalação silenciosa de apps, fraude sobre SMS, entre outras.

 

De sublinhar que as aplicações pré-instaladas pode não dizer respeito apenas aos fabricantes dos dispositivos. Também é uma prática comum as operadoras instalarem as suas próprias aplicações nos dispositivos que vendem aos consumidores, o que se revela também uma possível porta de entrada para problemas.

Entre os casos mais comuns detetados encontra-se as aplicações destinadas ao envio de publicidade forçada nos equipamentos ou a instalação em segundo plano de aplicações.

 

Infelizmente, para os consumidores é muitas vezes difícil remover estas aplicações dos seus sistemas. A maioria encontra-se integrada no próprio sistema, sendo impossível de se remover pelos métodos tradicionais – exceto seja aplicada alguma alteração no próprio sistema operativo para este fim, como o root.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech