No início do ano começaram a ser reconhecidas as vulnerabilidades Spectre e Meltdown em vários processadores da Intel. No entanto, começa agora a surgir um novo problema, apelidado de “ZombieLoad”, e que pode afetar os processadores da Intel fabricados nos últimos dez anos.
Esta nova vulnerabilidade descoberta nos processadores da empresa terá um impacto significativo no mercado, isto porque pode levar a uma perda de desempenho considerável em sistemas que utilizem os processadores afetados.
Uma das empresas que utilizar estes processadores é a Apple, e segundo o comunicado da mesma, as correções a implementar para corrigir a vulnerabilidade ZombieLoad podem levar a uma perda de desempenho de 40% nos sistemas afetados.
Um dos motivos para os elevados cortes no desempenho encontra-se relacionado com o facto de o HyperThreading, presente nos processadores da Intel, necessitar de ser desativado para corrigir a falha.
No entanto, esta medida apenas causaria impacto nos utilizadores que realmente pretendam proteger-se da vulnerabilidade. De acordo com a Intel, a falha não pode ser facilmente explorada no mundo real, e exige um vasto conhecimento técnico e dos sistemas para que possa ser explorada maliciosamente. Até ao momento não são conhecidos ataques que aproveitem esta falha para atividades maliciosas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!