1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Canva

 

O serviço de design “Canva” pode ter sido recentemente algo de um ataque coordenado, onde terão sido acedidos dados pessoais em mais de 139 milhões de utilizadores. Esta plataforma é bem conhecida pelo seu sistema de criação de conteúdo gráfico, destinado a partilhas em diferentes redes sociais.

 

Entre os dados acedidos por terceiros estariam os nomes reais, nomes de utilizador, emails, cidades e países de origem. Felizmente, as passwords dos emails, apesar de terem sido acedidas, estariam encriptadas com o algoritmo Bcrypt, que é praticamente impossível de contornar.

 

Os utilizadores afetados pela falha deverão receber brevemente emails da Canvas com mais informações acerca da situação. Em todo o caso, apesar de as senhas não terem sido diretamente comprometidas, será sempre recomendado alterar as mesmas caso seja um dos utilizadores com contas na plataforma.

A plataforma também permite que os utilizadores acedam às suas contas a partir do Facebook e Contas Google, mas não existem relatos que estes dados tenham sido comprometidos ou utilizados de forma maliciosa.

 

Em comunicado, o Canva afirma que todas as senhas dos utilizadores são encriptadas com a maior segurança possível, e que a empresa não acredita ser possível desvendar as senhas originais com todos os métodos aplicados. No entanto, a alteração da senha continua a ser uma medida recomendada para todos os utilizadores.

 

De acordo com o portal ZDNet, o hacker responsável pelo ataque, conhecido como “GnosticPlayers”, afirma estar na origem do ataque. Ao longo dos últimos meses, este hacket também terá obtido mais de mil milhões de registos de utilizadores a partir de diferentes plataformas online.

Ainda se desconhece o destino destes dados, mas é possível que acabem por ser vendidos na Dark Web para terceiros, de forma a serem utilizados em campanhas de spam ou phishing.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech