1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook mark zuckerberg

 

O Facebook encontra-se constantemente a testar novas formas de moderação para os conteúdos partilhados na sua rede social. Tendo em conta todo o género de mensagens que são enviadas para a mesma, e o número elevado de utilizadores, moderar as mesmas é uma tarefa complicada.

 

No entanto, o Facebook terá registado recentemente uma nova patente paras o que aparenta ser um sistema automático de “shadowbanning”.

Antes de tudo, shadowbanning é uma medida de moderação normalmente aplicada em sites e fóruns com comentários de utilizadores públicos – como é o caso do Reddit – onde os utilizadores ainda podem aceder à plataforma e deixar os seus comentários, mas estes apenas serão visíveis para os mesmos – e não para outros utilizadores na plataforma. Ou seja, os utilizadores não são banidos dos sites, mas os seus conteúdos são ocultados de terceiros.

 

Na patente registada pela rede social de forma recente, esta clarifica um sistema baseado neste conceito, onde os conteúdos dos utilizadores seriam automaticamente “ocultados” caso fossem considerados como nefastos ou contras as regras da rede social. Ou seja, estes comentários seriam automaticamente ocultados de terceiros, mas não para o utilizador que os criou – que poderia nem se aperceber da moderação.

 

patente do facebook

 

De sublinhar que a inovação neste caso encontra-se na medida em como todo o processo é feito automaticamente, sem necessidade de intervenção de moderadores ou outros utilizadores. Os comentários seriam analisados pelos sistemas do Facebook, que iriam determinar se eram ou não publicados para todos.

 

De sublinhar que a patente da empresa apenas diz respeito ao Facebook em si, e não a outras entidades associadas a esta – como o Instagram. Mas fazendo parte da mesma empresa, não seria de estranhar ver a tecnologia surgir noutras plataformas ao longo do tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech