Apesar das teorias, o Facebook sempre afirmou que não utiliza os microfones dos smartphones e tablets para registar conversas dos utilizadores. No entanto, uma recente patente registada pela rede social pretende aproveitar esta capacidade para obter informações relativas aos anúncios publicitários que os utilizadores assistem.
De acordo com o jornal Metro, a patente da rede social descreve um sistema capaz de reconhecer o que se encontra a ser transmitido numa TV através de sons específicos, emitidos em frequências nas quais os utilizadores não são capazes de ouvir. Estas frequências seriam capazes de ativar o microfone dos dispositivos remotamente, permitindo a posterior recolha dos sons envolventes.
A patente não descreve exemplos reais sobre como seria utilizado num ambiente real. Um dos exemplos apontados encontra-se na capacidade de recolher informação sobre os programas televisivos que o utilizador assiste, com vista a apresentar publicidade direcionada. Outra funcionalidade poderá ser para fins estatísticos, como para verificar se os utilizadores se encontravam a ver a TV quando um determinado anúncio publicitário foi emitido.
Questionado sobre esta patente, a rede social revela apenas que é comum no mercado empresarial o registo de patentes para prevenir que competidores registem as mesmas. Com isto, não existem para já planos de se implementar esta patente num plano mais abrangente nem em nenhum dos seus produtos.
Esta é mais uma questão complicada para a rede social, que recentemente esteve envolvida num dos maiores escândalos relativos à recolha não autorizada de dados pessoais.
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